Flamengo e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O reencontro entre as equipes, que não se enfrentam desde 2021, é também o de Everton Cebolinha com Renato Gaúcho.
Cebolinha comemora o gol contra o Fluminense — Foto: André Durão
Foi com Renato que Cebolinha viveu a melhor fase de sua carreira, defendendo o Grêmio. A passagem vitoriosa e recheada de títulos pelo clube fez o jogador ser lembrado pela Seleção Brasileira, conquistando a Copa América 2019. Na ocasião, foi o artilheiro da competição.
Pelo Grêmio, Cebolinha conquistou o primeiro título em 2016: a Copa do Brasil em cima do Atlético-MG. O jogador inclusive marcou um dos gols da vitória no jogo de ida. No ano seguinte, conquistou a Libertadores da América com o elenco que se tornou 'copeiro' sob o comando de Renato.
Em 2018, a Recopa Sul-America foi o terceiro título pelo Grêmio, em uma decisão nos pênaltis contra o Independiente (Argentina). Além disso, Cebolinha foi bicampeão gaúcho em 2018 e 2019. Em 2018, o atacante marcou dois gols no jogo de ida contra o Brasil.
Após as boas temporadas no Grêmio com Renato, Cebolinha chamou a atenção do mercado europeu e foi negociado com o Benfica, em 2020. A negociação foi fechada por 20 milhões de euros (R$ 127,6 milhões, pela cotação da época).
Everton Cebolinha em treinamento do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
A passagem pela Europa, porém, não foi o sucesso esperado. Com Jorge Jesus à frente do Benfica, Cebolinha demorou a se adaptar ao estilo de jogo e viveu dias melhores após a saída do treinador. Ainda assim, o atacante optou por retornar ao Brasil em 2022 e aceitou a milionária proposta do Flamengo .
A negociação teve o valor de 13,5 milhões de euros para o Flamengo , mas o montante pode chegar a cerca de 16 milhões de euros dependendo de variáveis. O alto valor financeiro, por sua vez, ainda não foi recompensado em desempenho esportivo. As atuações do atacante ainda não encantaram de fato a torcida do Flamengo , como acontecia no Grêmio de Renato.
Everton Cebolinha comemora gol pelo Flamengo contra o Fluminense — Foto: André Durão / ge
Pelo Rubro-Negro, Cebolinha já fez 67 jogos: 39 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. Ao todo, apenas cinco gols marcados neste período, além de 13 assistências - o que o torna um dos grandes garçons do elenco.
Comandado por Sampaoli e sendo utilizado quase como 12º jogador, Cebolinha está entre os relacionados para enfrentar o Grêmio de Renato Gaúcho. A expectativa do torcedor do Flamengo é que o técnico argentino encontre a melhor versão do atacante, assim como o técnico adversário fez.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv