Comandada pelo agora técnico Filipe Luís, a equipe sub-17 do Flamengo deu adeus à disputa da Generation Adidas Cup 2024, competição de futebol de base disputada nos Estados Unidos.

O Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 0 pelo Philadelphia Union em Bradenton, na Florida.

Os dois gols foram marcados por Diego Rocio, um deles um golaço de falta.

A polêmica ficou por conta da confusão generalizada entre os atletas das duas equipes após a partida, que terminou com empurrões e precisou ser contida por seguranças da organização.

A briga entre atletas da categoria sub-17 de Flamengo e Philadelphia Union será investigada.

“A MLS NEXT está ciente do incidente ocorrido após a partida sub-17 entre Philadelphia Union e Flamengo, e uma investigação está em andamento. A MLS NEXT não fará mais comentários durante a investigação”, anunciou a organização da competição em comunicado.

No vídeo que circula nas redes sociais é possível ouvir gritos, em português: "Macaco, não. Macaco, não".

Horas depois, o Flamengo se posicionou nas redes sociais oficiais do clube. Veja a nota abaixo:

O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o ocorrido no sábado (6), em Bradenton, nos Estados Unidos, na semifinal da Generation Adidas Cup Sub-17, quando alguns atletas do nosso elenco foram vítimas de injúria racial. É inaceitável que episódios como este continuem acontecendo. Racismo é crime e deve ser duramente punido, seja onde for.

Diante do acontecido, o clube entrou com uma representação formal à Major League Soccer (MLS), que organiza o torneio, relatando o caso. Além disso, a equipe não entrará em campo para a disputa do terceiro lugar. Não cabem mais situações como esta ou qualquer outro tipo de preconceito, principalmente na iniciação esportiva, quando crianças e adolescentes estão se formando adultos e cidadãos, em busca de seus sonhos.

A MLS está dando suporte e investiga o caso. O departamento jurídico do Flamengo também está atuando desde a noite de ontem para que providências e medidas cabíveis sejam tomadas.