Se a torcida do Flamengo se mobiliza para partidas importantes nas copas e no segundo turno do Brasileiro, a principal decisão fora de campo prevista para 2024 se aproxma. Neste sábado, o clube entra numa contagem regressiva de um mês para a abertura da inscrição das chapas.
Nesta sexta-feira, o clube comunicou aos sócios que já está decidida a data da eleição que indicará o presidente para o triênio 2025/2026/2027. O pleito acontecerá em 9 de dezembro, numa segunda-feira, de 8h às 21h.
Quatro pré-candidatos anunciaram que participarão. São eles Rodrigo Dunshee de Abranches, atual vice-presidente geral e jurídico do clube; Luiz Eduardo Baptista, presidente do Conselho de Administração; Maurício Gomes de Mattos, que deixou a vice-presidência de Consulados e Embaixadas em maio; e Wallim Vasconcellos, ex-vice-presidente de futebol e de finanças.
Em 8 de maio de 2023, o Conselho Deliberativo aprovou alterações de 11 artigos (6º, 77, 80, 82, 83, 86, 87, 98, 151, 153 e 154) do Estatuto do Clube de Regatas do Flamengo . Uma das principais novidades é a implementação do voto eletrônico, com urnas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
A inscrição de chapas deverá ser realizada entre 10 e 30 de setembro. A novidade é que elas, pela primeira vez, serão identificadas por números e não por cores. Outra mudança é que os candidatos a membros dos corpos transitórios dos Conselhos Deliberativo e de Administração deverão autorizar de maneira expressa suas respectivas inscrições nas chapas.
Outra inovação é o critério de desempate. Se houver igualdade entre chapas, o candidato que tiver maior tempo de vida associativa vence a eleição. Se o empate persistir, será eleito quem tiver a idade mais avançada.
Para se candidatar à presidência do Flamengo , o associado terá de assinar termos de compromisso e responsabilidade pessoal, solidária e patrimonial por qualquer ato ilícito doloso que comprovadamente causar danos ao clube. É necessário ter cinco anos de vida associativa e pertencer a uma das seguintes categorias: grande-benemérito, benemérito, emérito ou proprietário.
Em comunicado enviado aos associados na última quarta-feira, o Flamengo diferenciou categorias de associados para definir quais estão ou não aptos a votarem no pleito marcado para 9 de dezembro de 2024. Confira:
"Comunicamos aos associados do Clube de Regatas do Flamengo que, dentre as condições gerais para exercer o direito de voto nas eleições da Assembleia Geral deste ano, é necessário encontrar-se em dia com suas mensalidades e de seus dependentes e pertencer as categorias de Grande-Benemérito, Benemérito, Emérito, Remido ou Laureado; Proprietário que contem, no mínimo, dois anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024; Patrimonial, Contribuinte e Contribuinte Off-Rio que contem, no mínimo, três anos de vida associativa ininterrupta contados da data de admissão até o dia 31 de agosto de 2024.
Para constar na relação de eleitores no dia 31 de agosto de 2024, recomendamos aos associados de todas as categorias com pendências de pagamento de mensalidade e/ou de seus dependentes que se dirijam à Secretaria do Clube ou enviem um e-mail para secretaria@ flamengo .com.br para regularização".
Depois de duas eleições consecutivas realizados aos sábados, em 2024 o pleito volta para a segunda-feira por decisão do presidente de Assembleia Geral, Carlos Henrique Fernandes do Santos. Alguns associados e até mesmo o candidato Maurício Gomes de Mattos se manifestaram contra a decisão, alegando que tal mudança dificulta a vida dos sócios off-Rio, que não moram no estado do Rio de Janeiro.
A reportagem do ge entrou em contato com Carlos Henrique, que se defendeu e afirmou que a definição da data da eleição com 120 dias de antecedência permite que os associados se programem. Além disso, em uma longa argumentação, o dirigente citou datas importantes dentro do calendário do futebol rubro-negro.
- O estatuto obriga eleição nos 10 primeiros dias de dezembro. Dia 1º de dezembro é domingo e dia seguinte à final da Libertadores. Esperamos estar comemorando o título da Libertadores no dia 1º. Com isso, sobra o final de semana seguinte, que é a última rodada do Brasileiro. Podemos garantir que a CBF não mudará a tabela? Não, até porque na semana anterior é justamente a final da libertadores, podendo impactar duas rodadas que seriam remanejadas.
- O Flamengo pode estar disputando o título no dia 8 de dezembro. Como marcar a eleição para o dia 7? O clube estará muito confuso pela expectativa da final.
Carlos Henrique também afirmou que a Assembleia Geral propôs, em emenda eleitoral, duas alterações em artigos do Estatuto do Flamengo , mas que ambas não foram aprovadas. Uma seria a antecipação da eleição para o último decêndio de novembro e a outra, a implementação do voto a distância por correspondência.
- Com isso optamos por agendar com mais de 120 dias de antecedência a eleição, a fim de que todos possam se programar. Com tal antecedência, esperamos atenuar o dissabor dos associados que moram fora do Rio e dos associados do Rio, por mais que a votação em dia de semana se estenda até 21h. Como complemento, em 2018 não disputávamos nada e daí zero problema.
- Em 2021 , o dia 3 caiu no início da primeira semana de dezembro e sem risco de alteração da rodada por parte da CBF. Além de terem marcado com apenas 40 dias de antecedência e não os mais de 120 que fizemos agora - concluiu Carlos Henrique.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv