Eleição do Flamengo: veja como votar, horário e regras do pleito

Depois de terminar a temporada com a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem nova decisão agora fora de campo. Nesta segunda-feira, o clube vai conhecer o seu novo presidente para o triênio 2025-2027. Veja abaixo o serviço completo da eleição rubro-negra:

A votação será no ginásio Hélio Maurício, na sede do clube, na Gávea. Terá início às 8h e terminará às 21h. Ao todo, 6.137 sócios estão aptos para voto. O colégio eleitoral será o menor desde a eleição de 2012, quando 5.991 puderam participar do pleito em que concorreram Eduardo Bandeira de Mello, Patrícia Amorim e Jorge Rodrigues.

Eleições no Flamengo no ginásio Hélio Maurício — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Para participar da eleição, os sócios com direito a voto devem levar um documento oficial, com fotografia e número de inscrição no CPF ( a exigência da carteirinha de sócio foi derrubada por uma liminar na Justiça ). Para votar, basta digitar o número do candidato na urna eletrônica.

Pela primeira vez o pleito do Flamengo será feito com voto eletrônico, com urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que vai acelerar a apuração do resultado. A votação será acompanhada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

A expectativa é que os três candidatos votem no período da manhã nesta segunda-feira.

Urna Eletrônica — Foto: Divulgação/TSE

As chapas são identificadas por números, e não por cores, como acontecia nos anos anteriores. Os três candidatos que concorrem ao pleito são:

Maurício Gomes de Mattos, Bap e Rodrigo Dunshee, candidatos à presidência do Flamengo — Foto: Reprodução

Para ganhar a eleição, basta ter a maioria dos votos. Porém, há mais coisas em jogo dependendo do número de votos de cada chapa. Se a chapa vencedora for eleita com mais de 80% dos votos, ela terá direito a 100% das cadeiras dos Conselhos Deliberativo e de Administração (o que tiraria a força da oposição no próximo triênio).

Em caso de vitória com menos de 80% dos votos, a chapa ganhadora tem direito a 80 membros no Conselho Deliberativo (60 titulares e 20 suplentes) e 72 no Conselho de Administração (48 titulares e 24 suplentes). E a chapa que ficar em segundo lugar terá 20 cadeiras no Conselho Deliberativo (15 titulares e cinco suplementes) e 18 no Conselho de Administração (12 titulares e seis suplentes).

Em caso de empate entre as chapas, o candidato que tiver maior tempo de vida associativa no clube levará vantagem. Se o empate persistir, será eleito quem tiver a idade mais avançada.

Reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo no ginásio Hélio Maurício — Foto: Paula Reis/Flamengo

O ge realizou na semana passada os seus podcasts eleitorais com os candidatos à presidência do Flamengo . Maurício Gomes de Mattos foi entrevistado na tarde de segunda-feira, e Rodrigo Dunshee participou da sabatina na noite de quinta-feira. Luiz Eduardo Baptista (Bap) seria entrevistado na manhã de quinta, mas na noite de quarta ele desmarcou o compromisso alegando um imprevisto.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte