A carreira de Samuel Lino deu uma grande reviravolta nos últimos anos. Atacante reserva na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista em 2019, ele agora defende o Atlético de Madrid , que fará o clássico contra o Real Madrid , válido por LALIGA . O jogo, que será realizado no estádio Wanda Metropolitano, terá transmissão pela ESPN no Star+ , neste domingo (24), às 16h (de Brasília).

Nascido em Santo André, mas criado em São Bernardo, o jovem começou tarde a carreira. Sem acreditar que poderia ser profissional, o garoto brincava na rua com os amigos e jogou futsal até os 17 anos pelo clube 1º de Maio.

Em 2016, ele foi aprovado em um teste na base do EC São Bernardo e pouco tempo depois estreou no time profissional.

"Fiz a transição depois de um ano porque o campo era melhor. O futsal me ajudou muito na ida para o campo pelos dribles rápidos e curtos, características boas que tenho", contou à ESPN .

Após se destacar na Copa São Paulo de 2017, Samuel foi emprestado para o Flamengo , mas enfrentou problemas na adaptação. O jovem fez poucas amizades no Rio de Janeiro e não conseguiu ser feliz.

Reserva no título da Copinha de 2018, conquistada sobre o São Paulo , o garoto voltou alguns meses depois para o clube do ABC Paulista, pelo qual jogou tanto na base quanto no profissional.

No meio de 2019, ele foi defender o Gil Vicente , que jogou a elite portuguesa naquela temporada.

“Foi tudo muito rápido. Fiquei um e meio no Flamengo, depois só seis meses no São Bernardo e já vim para Europa. Tive a sorte de estar em uma cidade muito boa, que era Barcelos. A comida era boa e tinham muitos brasileiros. Foi muito bom para a adaptação. Foram três anos que me ajudaram muito. Não tenho frescura com nada, me adapto a tudo", afirmou.

No clube lusitano, Samuel viu a carreira deslanchar. Em três temporadas, anotou 26 gols em 99 partidas e despertou a cobiça de vários clubes. No ano passado, foi contratado pelo Atlético de Madrid. Apesar de ter impressionado o técnico Diego Simeone na pré-temporada, ele não poderia ficar no time colchonero por causa do limites de jogadores não-europeus.

Por isso, foi emprestado por um ano para o Valencia , no qual conseguiu se desenvolver.

No ano passado, Samuel disse que tinha Vini Jr. e Rodrygo, dois craques do Real Madrid, como grandes inspirações ao lado de Mbappé ( PSG ) e Ansu Fati ( Brighton ). No entanto, quando voltou ao Atlético de Madrid, o atacante passou a jogar como um um ala-esquerdo a pedido de Simeone.

"Eu estou me adaptando bem, nunca tinha jogado antes nessa posição. Treino bem e tudo que a comissão técnica fala eu tento aprender. sei que vão me ajudar nessa posição nova e vou ajudar a equipe. A marcação, eu era atacante aberto. O Mister vem me ajudando e conversando comigo durante os treinos".

Até o momento, ele fez três partidas, sendo titular na estreia da Champions League contra a Lazio . Agora, no dérbi de Madri, o brasileiro espera sair vitorioso.

"É meu primeiro clássico. Está sendo uma semana muito boa. Vamos jogar contra um grande rival, botamos um pouco mais de concentração. Não desrespeitando os outros clubes, mas é um dérbi. Vamos concentrar mais no treino, foca mais para pegar as estratégias, o que o Mister pede para fazermos uma grande partida".

"Sem bola, é marcar e defender ao máximo. Com bola, impor nosso jogo, dentro da nossa casa, com nossa torcida", salientou.

"Vamos fazer nosso jogo, nosso estilo. Não é porque é Real Madrid... Também somos grandes, não temos medo de ninguém. Vamos em busca de fazer nosso ritmo", acrescentou.

Onde assistir a Atlético de Madrid x Real Madrid?

Atlético de Madrid x Real Madrid , neste domingo (24), às 16h (de Brasília), por LALIGA , tem transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .