Um dos jogos mais marcantes da vida de Maurinho foi com a camisa do Flamengo contra o poderoso Real Madrid . Em agosto de 1997, o ex-volante e lateral foi um dos destaques da vitória rubro-negra por 3 a 0 no torneio Palma de Mallorca, competição amistosa de pré-temporada realizada na Espanha.

"Entramos despreocupados com o resultado. O Real Madrid não era um adversário nosso. Só tínhamos o prazer de jogar contra uma grande equipe. Foi meio assim: ‘É o Real Madrid, dane-se, nós somos o Flamengo e vamos jogar de igual para igual. Se ele são bons vão ter que correr porque vamos fazer um jogo sério e vão ter que impor o jogo'. Entramos tão leves e sem medo porque era um amistoso que não valia porque não tínhamos pressão. Sem respeitar mesmo e fizemos o nosso jogo. Vamos ver se os caras são bons mesmo", disse Maurinho, ao ESPN.com.br .

Foram titulares pela equipe merengue nomes famosos como Raúl, Seedorf, Suker, Mijatović, Amavisca e Panucci, enquanto Roberto Carlos, eleito segundo melhor jogador do mundo pela Fifa em 1997, Guti e Zé Roberto começaram no banco de reservas.

O Real se sagraria campeão da Champions League no final daquela temporada contra a Juventus , encerrando um jejum de 32 anos.

"Nós jogamos em duas linhas de quatro eu joguei como um ponta direita pelo meio campo. O ataque era Renato Gaúcho e Sávio. Nós amassamos o Real Madrid".

Craque do Flamengo, Sávio foi o principal nome do jogo e foi vendido ao Real Madrid poucos meses depois por quase 20 milhões de dólares (mais o passe de Rodrigo Fabri e Zé Roberto) - a maior venda da história do clube brasileiro até então.

"O Sávio era cotado para ir para o Real Madrid e imagino que eles queriam vê-lo jogar. Ele participou dos três gols: no primeiro deu assistência, no outro ele deu passe e no terceiro fez de pênalti. Ali tirou qualquer dúvida. Lembro que quase fiz um gol no primeiro tempo e subimos a linha para pressionar. Eles não conseguiram entender o que aconteceu e tomamos conta do jogo".

O clube da Gávea abriu o placar aos 19 minutos após ótima jogada de Sávio pela esquerda, que cruzou na medida para Maurinho completar de cabeça. O lateral chegou a fazer outro gol no segundo tempo depois de pegar um rebote do goleiro Cañizares no chute de Renato Gaúcho. No entanto, o lance foi anulado por impedimento pela arbitragem.

"Tomamos conta do jogo todo. Eu fiz um gol de cabeça e depois outro no fim do jogo, mas foi marcado o impedimento. Eu não estava impedido! Eu até brinco que se tivesse feito dois naquele jogo o Real tinha contratado o Sávio e eu também. Teria sido 4 a 0 com dois gols meus (risos)", recordou Maurinho.

Após a incrível vitória, o Flamengo perdeu a decisão do torneio por 2 a 0 para o modesto Mallorca, que derrotou o Vitória-BA na outra semifinal. O time espanhol havia acabado de voltar à elite espanhola.

"Fomos jogar contra o Mallorca na final e perdemos. Não teve salto alto porque a gente jogou três jogos em poucos dias e com uma viagem na Europa no meio. A gente não descansou e a perna pesou. Foi um jogo diferente porque foi pesado e a porrada comeu".

Anos depois, Maurinho foi defender o Santa Clara, de Portugal, e reencontrou Carlos Secretário, jogador do Real Madrid que teve uma atuação desastrosa naquele duelo contra o Flamengo.

"O Secretário bateu para caramba e sofreu. Fui jogar no Santa Clara e ele era o auxiliar do meu time. Brinquei que ele consagrou o Sávio e ele me sacaneou: 'Qual a camisa eu estava vestindo?' Eu disse: 'Lembro bem, porque os três gols foram em cima de você' (risos). Ele tomou o drible, fez o pênalti e perdeu a bola no terceiro gol", brincou.

"As pessoas me perguntam desse jogou até hoje. Tenho poucos gols na carreira, uns 50 no máximo, mas que são interessantes (risos). Fiz contra o Flamengo, Atlético-MG, Cruzeiro, Santos, Corinthians, Vasco, São Paulo e o Real Madrid. Para quem era volante ou lateral, até que era bastante (risos). Tenho uma história boa para contar até hoje!", finalizou Maurinho.

Ficha técnica

Flamengo 3 x 0 Real Madrid - 15/08/1997

Local: Estádio Luis Sitjar, Palma de Mallorca, Espanha
Gols: Maurinho (20'1T), Lúcio (35'1T) e Sávio (31'2T)

FLAMENGO: Clemer, Fábio Baiano (Leandro Neto), Júnior Baiano (Juan), Luiz Alberto e Gilberto; Jamir (Bruno Quadros), Jorginho, Maurinho e Sávio (Iranildo); Lúcio e Renato Gaúcho (Rodrigo Mendes).
Técnico: Paulo Autuori.

REAL MADRID: Cañizares, Secretário, Panucci (Chendo), Karanka e Sanchís; Jaime Sánchez (Víctor Sánchez), Seedorf (Guti) e Amavisca (Zé Roberto); Mijatovic, Suker e Raúl.
Técnico: Jupp Heynckes.