Um dos ídolos que ajudaram o Flamengo a ganhar todos os títulos possíveis nos anos 80, inclusive o Mundial Interclubes, o ex-jogador Lico será homenageado no próximo dia 15, na sede social do clube, na Gávea, com o lançamento do livro "Lico - sonho, suor e glória" , escrito por Renan Koerich e Marcelo Domingos.
O evento está marcado para 9h do próximo dia 15, quando o Flamengo completa 127 anos. No mesmo dia e também na sede social do clube será inaugurado um busto com a imagem de Lico. A obra é de responsabilidade do grupo Fla-Nação, comandado por Sandro Rilho.
Catarinense de Imbituba, Lico chegou ao Flamengo em agosto de 1980. Depois de um início sem muitas oportunidades, foi emprestado ao Joinville e voltou em maio de 1981, ano mais importante da história do futebol rubro-negro. Conquistou em 22 dias a Libertadores, o Carioca e o Mundial.
— Mergulhar na história do Lico foi como viajar no tempo de um dos times mais fantásticos do futebol mundial. Mas, até chegar em 1980, pesquisei e encontrei toda uma história de um jogador extremamente técnico e inteligente que fazia sucesso nos gramados do futebol catarinense. No entanto, a sorte não parecia sorrir para Lico. Lesões o impediram de ir mais jovem para times de São Paulo ou do Rio de Janeiro e, quando parecia fadado a fazer uma carreira regional, teve com Carpegiani a sequência tão sonhada no Flamengo . E, a partir dali, ficou marcado na história - afirmou o autor Renan Koerich, jornalista e também catarinense.
Lico é um dos ídolos do Flamengo — Foto: Divulgação
Koerich afirma que o livro não trata somente de Lico, mas também traz histórias de bastidores sobre integrantes da geração de ouro do Flamengo .
— O mais interessante do conteúdo do livro, para o torcedor rubro-negro, sem dúvida, está nos bastidores daquela geração mágica. Algumas histórias e fatos são relembrados por figuras como Raul, Leandro, Júnior, Andrade, Adílio, Zico e, claro, o próprio Lico. Além disso, o livro traz um acervo fotográfico que eu diria que é inédito para o rubro-negro. Fotos do acervo pessoal do Lico permeiam as histórias deliciosas e também emocionantes deste personagem talentoso e raro do futebol brasileiro.
Em vídeo divulgado por Renan Koerich, Lico convocou os rubro-negros a irem na Gávea para acompanharem o lançamento do livro e da inauguração da estátua. Confira abaixo:
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv