Dois dos principais nomes do Flamengo , Arrascaeta e De la Cruz estão de volta à lista de relacionados depois de serem poupados do Fla-Flu para um trabalho de controle de carga. E a expectativa é que os dois voltem ao time no clássico contra o Botafogo nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Carioca.
Arrascaeta comemora primeiro gol de De la Cruz no Flamengo — Foto: Reprodução / Instagram
Se eles forem confirmados no time, este será o primeiro jogo da dupla como titular em 2025. E ter os dois juntos em campo por si só já é motivo de confiança para os rubro-negros. Segundo dados do Espião Estatístico do ge, o Flamengo com Arrascaeta e De la Cruz em campo tem incríveis 80% de aproveitamento: foram 22 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas em 30 partidas oficiais.
- Sampaio Corrêa-RJ 0 x 2 Flamengo
- Vasco 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Botafogo
- Flamengo 4 x 0 Boavista
- Flamengo 2 x 0 Fluminense
- Flamengo 3 x 0 Madureira
- Fluminense 0 x 2 Flamengo
- Flamengo 0 x 0 Fluminense
- Nova Iguaçu 0 x 3 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu
- Flamengo 2 x 0 Palestino
- Atlético-GO 1 x 2 Flamengo
- Palmeiras 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 0 x 2 Botafogo
- Flamengo 4 x 0 Bolívar
- Amazonas 0 x 1 Flamengo
- Flamengo 3 x 0 Millonarios
- Vasco 1 x 6 Flamengo
- Flamengo 2 x 1 Criciúma
- Vitória 1 x 2 Flamengo
- Flamengo 2 x 0 Palmeiras
- Flamengo 1 x 1 Palmeiras
- Flamengo 2 x 0 Bolívar
- Flamengo 0 x 1 Peñarol
- Peñarol 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
- Flamengo 1 x 0 Corinthians
- Bahia 0 x 2 Flamengo
- Corinthians 0 x 0 Flamengo
- Botafogo 1 x 3 Flamengo
Em clássicos o aproveitamento diminui, mas continua alto: 70,8%. Nesses 30 jogos oficiais, o Flamengo fez 52 gols, e os uruguaios participaram diretamente de 13 deles: foram seis gols e cinco assistências de Arrascaeta (uma delas dada pelo próprio compatriota na goleada por 4 a 0 sobre o Boavista, veja no vídeo acima) , e um gol e duas assistências de De la Cruz.
Arrascaeta já é considerado um dos maiores ídolos do Flamengo , enquanto De la Cruz chegou em 2024 com status de maior contratação do clube, que pagou a multa rescisória de US$ 16 milhões (R$ 77,7 milhões na cotação da época) para tirá-lo do River Plate.
Arrascaeta e De la Cruz em treino do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF
A expectativa foi grande em cima da dupla, que começou bem. Mas a Copa América desfalcou o Flamengo dos dois no meio do ano, e no segundo semestre De la Cruz sentiu a maratona do calendário brasileiro, sofreu com problemas físicos e caiu bastante de produção. Já no fim da temporada, foi a vez de Arrascaeta se ausentar por causa de uma artroscopia no joelho.
Em 2025, ambos estiveram apenas em dois jogos até o momento, sempre com De la Cruz entre os titulares e Arrascaeta saindo do banco. Mas na vitória por 3 a 0 sobre o Volta Redonda, o camisa 10 entrou no lugar do volante. Já no 3 a 1 em cima do Botafogo na Supercopa do Brasil, o meia foi chamado por Filipe Luís aos 25 do segundo tempo, e os dois atuaram juntos por 26 minutos.
Varela, Arrascaeta e De la Cruz com a taça da Supercopa do Brasil — Foto: Fernando Torres / AGIF
A nova chance para a torcida ver a dupla em ação coincidentemente é em um novo clássico contra o Botafogo, agora pelo Campeonato Carioca, em jogo que vale a liderança do estadual para o Flamengo e também pode deixar bem encaminhada a classificação para a semifinal. Mas Filipe Luís fez mistério novamente e vai definir a escalação só nesta quarta-feira na concentração (os jogadores se apresentam pela manhã no Ninho do Urubu).
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv