Dos afastados a Lorran, Flamengo entra na última semana da janela com expectativa de outras saídas

publicidade

Com apenas duas contratações, de Juninho e Danilo, o Flamengo teve uma primeira janela em 2025 tímida de chegadas, mas bastante movimentada de saídas. Já deixaram o clube Gabigol, Alcaraz, David Luiz, Fabrício Bruno e os afastados Carlinhos e Thiaguinho. E outros podem seguir o mesmo rumo nesta última semana do período de transferência, que fecha na sexta-feira.

Na quarta, vai completar um mês desde o anúncio do afastamento de cinco jogadores, junto da liberação para buscarem outros clubes no mercado . Por enquanto só dois saíram: o centroavante Carlinhos, que foi emprestado ao Vitória, e o atacante Thiaguinho, que entrou em acordo para rescindir o contrato e se transferiu para o CRB.

Pablo vem treinando separado do elenco no Ninho — Foto: Gilvan de Souza / CRF

Os outros três continuam treinando separados do elenco no Ninho do Urubu, no contraturno do grupo principal. O lateral-esquerdo Zé Welinton, de 21 anos, teve sondagens de clubes dos Emirados Árabes (janela fechou) e dos Estados Unidos (janela fica aberta até 22 de abril) e pode ter novidades esta semana. Assim como o volante Caio Garcia, de 20 anos e que tem mercado.

A situação considerada mais complicada é a do zagueiro Pablo. O defensor não recebeu propostas nesse período, e pesa contra ele a idade (33 anos) e um salário alto para outro clube assumir . O cenário que se desenha é o jogador seguir afastado até dezembro, quando termina seu contrato com o Flamengo , onde está desde 2022. Ele foi comprado por 2,5 milhões de euros (R$ 14 milhões na cotação da época) do Lokomotiv, da Rússia.

Lorran, do Flamengo, em treino particular nas férias — Foto: Rodrigo Ferreira / InFuture

Há ainda mais um candidato a agitar a última semana da janela: Lorran. A joia rubro-negra de 18 anos quase foi vendida ao CSKA, também da Rússia, por 8 milhões de euros (R$ 47,6 milhões) , mas a negociação melou no apagar das luzes. Sem espaço no profissional e fora da lista já enviada da Libertadores Sub-20, o garoto deve ser emprestado dentro do próprio futebol brasileiro e vem sendo procurado por clubes interessados.

Caso o Flamengo não consiga negociar nesta semana esses jogadores, que não estão nos planos de Filipe Luís, haverá uma outra oportunidade ainda no primeiro semestre: a janela extra criada pela CBF para atletas que disputam campeonatos estaduais pelo país e possam ser transferidos depois (foi como o Rubro-Negro contratou Carlinhos ano passado após as finais do Carioca). O período esse ano irá de 10 de março a 11 de abril. Como os quatro já foram usados nesse Carioca, abre-se a brecha.

Zé Welinton em treino do Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

Apesar da ideia de liberar os jogadores e reduzir o plantel, o Flamengo não está desesperado para fazer dinheiro com vendas. Tanto que nesta janela já recusou propostas altas por Wesley, do Milan (Itália), Everton e Aston Villa (Inglaterra), e por Gerson, do Zenit (Rússia). Mas as saídas significariam um alívio na folha salarial rubro-negra que poderia ser usado para novas contratações ou valorização de jogadores dentro do próprio elenco.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte