Dorival, do Flamengo, tem 100% e média de três gols por jogo em torneios sul-americanos

O retrospecto de Dorival Júnior, grande responsável pela virada de chave do Flamengo na temporada, é mais um dos motivos que faz a confiança da torcida mirar para o alto às vésperas do jogo de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Corinthians. Em 2022, o treinador tem 100% de aproveitamento em competições internacionais.

Os rubro-negros já tinham motivos de sobra para acreditar em sua equipe para o jogo desta terça, no Maracanã. Sequência invicta de oito jogos (sete vitórias e um empate), a vitória por 2 a 0 na ida, futebol vistoso e o elenco superior eram alguns dos combustíveis. Mas os números de Dorival divididos em Copa Sul-Americana e Libertadores são impressionantes. Não se limitam apenas a vitórias.

Goleada, média superior a três por jogo e defesa zerada no Ceará

Dorival começou a boa passagem pelo Ceará, que o credenciou a voltar ao Flamengo , justamente numa partida válida por competição internacional. Sua estreia à frente do Vozão foi em 5 de abril, contra o argentino Independiente, no Castelão, pelo Grupo G Copa Sul-Americana.

Dorival Júnior está bem em competições internacionais por Flamengo e Ceará — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
1 de 3 Dorival Júnior está bem em competições internacionais por Flamengo e Ceará — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Dorival Júnior está bem em competições internacionais por Flamengo e Ceará — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Apesar da tradição do adversário, conhecido como o "Rey de Copas" pelos muitos títulos internacionais (18), o Ceará teve maturidade para encarar o desafio mais complicado do Grupo G e virar o jogo. Venceu por 2 a 1.

Na sequência, Dorival teve dois jogos fora de casa e voltou para Fortaleza com vitórias sobre os venezuelanos do La Guaira e os paraguaios do General Caballero, ambas por 2 a 0.

Dorival Júnior, Ceará — Foto: Felipe Santos/Ceará
2 de 3 Dorival Júnior, Ceará — Foto: Felipe Santos/Ceará

Dorival Júnior, Ceará — Foto: Felipe Santos/Ceará

No returno, vitória elásticas sobre La Guaira (3 a 0) e General Caballero: 6 a 0. Esta, aliás, garantiu ao Ceará a maior goleada de um nordestino desde que os clubes da região começaram a disputar competições sul-americanas, em 1959.

Dorival pelo Ceará na Sul-Americana 2022

Data Adversário Local Placar
05/04 Independiente-ARG Castelão 2x1
12/04 La Guiara-VEN Olímpico de la UCV 2x0
26/04 General Caballero-PAR Manuel Ferreira 2x0
03/05 La Guiara-VEN Castelão 3x0
17/05 General Caballero-PAR Castelão 6x0
25/05 Independiente-ARG Libertadores de América 2x0

Já classificado para as oitavas, Dorival encerrou sua participação na primeira fase com vitória por 2 a 0 sobre o Independiente, no Estádio Libertadores de América.

Outro patamar não freia Dorival

O nome do estádio em que Dorival fez seu último jogo internacional pelo Ceará em 2022 parecia um aviso: a Libertadores vinha aí. E, apesar de passar a competir em patamar superior de competição ao trocar o Vozão pelo Flamengo , o treinador conseguiu manter os expressivos números.

Deixou o Ceará com seis vitórias na Sul-Americana, 17 gols marcados e nenhum sofrido . Em três partidas pela Libertadores à frente do Flamengo , a estatística é a seguinte: três triunfos, 10 gols pró e apenas um contra.

O resultado mais expressivo em 2022 em partidas internacionais foi com o Flamengo . Mesmo com a vitória rubro-negra por 1 a 0 na Colômbia em jogo duro, a eliminatória com o Tolima, pelas oitavas de final da Libertadores, era tratada por especialistas como duelo equilibrado, principalmente pelo o que o rival fizera na primeira fase e em função de seu bom aproveitamento como visitante.

O "duelo aberto" ficou só na previsão. O dia 6 de julho serviu para mostrar que a dupla Gabigol e Pedro era viável. O camisa 9, em novo posicionamento, fez o seu e movimentou-se muito. O outro, por sua vez, conseguiu o espaço que tanto queria com uma atuação histórica. Marcou quatro gols, deu linda assistência para Matheus França e ainda descolou passe de calcanhar para Gabi finalizar no lance do segundo gol rubro-negro, feito por Quiñones, contra.

A partir daí, o Flamengo jogou nove vezes, oito pelo Brasileiro e uma pela Libertadores. Venceu sete, empatou uma e perdeu apenas uma - os reservas foram derrotados por 1 a 0 pelo Corinthians. O aproveitamento neste recorte foi de 81%.

No primeiro jogo contra o Corinthians pela Libertadores e com time completo, o Flamengo dominou amplamente e venceu por 2 a 0. Para avançar à semifinal, até derrota por um gol de diferença serve, mas alguém acredita que Dorival e seus comandados jogarão pelo resultado?

Dorival pelo Flamengo na Libertadores 2022

Data Adversário Local Placar
29/06 Tolima-COL Manuel Murillo Toro 1x0
06/07 Tolima-COL Maracanã 7x1
02/08 Corinthians Neo Química Arena 2x0
 — Foto: Reprodução
3 de 3 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte