A chance que havia de Matheus Cunha ficar fora do duelo com o Athletico-PR - e não existe mais - por causa dos amistosos da seleção sub-23 contra o Marrocos gerou expectativa em relação à possível estreia de Rossi no gol do Flamengo . Mesmo nessa situação, às vésperas do jogo contra o clube pelo qual se destacou, pouco se falou no nome de Santos. Afinal, qual é a situação atual do goleiro?
São quase quatro meses sem jogar (115 dias). A última partida disputada por ele ocorreu em 21 de maio, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. E não há perspectiva de volta, ainda que Santos esteja em condição de atuar.
Matheus Cunha poderia ser poupado do duelo com o Furacão, mas o terremoto no Marrocos cancelou um dos amistosos, e o Rubro-Negro antecipou o retorno. Cunha treinou na manhã de terça no Ninho e garantiu presença.
Solução no gol em 2022
O paraibano de 33 anos chegou ao Flamengo em abril de 2022, contratado ao Athletico-PR por R$ 17,5 milhões, com a missão de resolver o problema do gol rubro-negro e a cumpriu em sua primeira temporada . Diego Alves acumulava problemas físicos e ainda tinha problema de relacionamento com Paulo Sousa, enquanto Hugo Souza vinha em momento ruim na questão técnica.
Depois de um rodízio de goleiros promovido por Paulo Sousa - Hugo era o titular nos jogos do Brasileiro, e Santos, nas copas -, o camisa 1 tornou-se titular absoluto a partir da chegada de Dorival Júnior.
Parte de uma escola que vem revelando grandes goleiros, do mais experiente Weverton aos jovens Bento, Léo Linck e Mycael, Santos logo se tornou personagem nos reencontros com o Athletico-PR, onde é considerado um dos maiores jogadores da posição. Fez história no Furacão com a conquista de quatro Paranaenses e as inéditas Copa do Brasil e Sul-Americana, esta vencida duas vezes.
Especialmente em 2022, Santos esbanjou segurança contra o Athletico-PR, característica que marcou sua primeira temporada pelo Flamengo . A atuação mais destacada veio na final da Libertadores, quando foi bem nas saídas de gol e encaixou um chute violento de Terans aos 45 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta.
Matheus Cunha e Santos, goleiros do Flamengo, em embarque para jogo — Foto: Divulgação / Flamengo
Barrado por Sampaoli
Em 2023, Santos não voltou das férias no mesmo nível e cometeu erros no início da temporada. Não foi bem no Mundial e na Supercopa do Brasil, mas foi titular durante toda a passagem de Vítor Pereira.
A barração veio em maio, já com Sampaoli no comando, quando Matheus Cunha assumiu a titularidade. O jovem até sofreu uma leve lesão (pancada no joelho) contra o Bahia, que o tirou de duas partidas, mas recuperou a vaga após se livrar do problema.
Campeão olímpico e com convocações para a seleção brasileira de Tite durante o ciclo da Copa do Mundo do Catar, o discreto Santos vive momento de pouca badalação e com poucas perspectivas de oportunidades.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv