Foi mais rápido do que deveria, mas a passagem de Vinicius Junior pelo Flamengo deixou saudade. E há (muitos) motivos para a torcida rubro-negra sentir isso. Nesta quinta-feira, se completam dois anos de quando a maior venda da história do Rubro-Negro se despediu do clube para se apresentar ao Real Madrid, da Espanha. E, desde cedo, carregando a expectativa de se tornar um dos melhores do mundo.
— Vou levar essa experiência e estar sempre focado no futebol porque vou ser um dos melhores jogadores do mundo. Só tenho agradecer ao clube por fazer tudo de melhor para mim — disse Vinicius Junior, após seu último jogo pelo Flamengo.
Vinicius Junior pelo Flamengo
- 70 jogos
- 34 vitórias
- 23 empates
- 13 derrotas
- 14 gols marcados
- Primeiro jogo: 13/05/2017
- Último jogo: 13/06/2018
A última partida de Vinicius Junior com a camisa do Flamengo foi contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no empate sem gols pelo Brasileirão de 2018. Porém, a emoção ficou para o jogo anterior, contra o Paraná, na vitória por 2 a 0 no Maracanã. Diante de quase 60 mil torcedores, o atacante de 17 anos na época ouviu gritos de "ficar" e não segurou as lágrimas após o apito final.
A meteórica passagem de Vinicius já chamava atenção desde as categorias de base. Com apenas 15 anos, se destacava em categorias superiores e chamou atenção na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, enfrentando adversário de até 20 anos de idade. Nas seleções de base, sempre foi o camisa 10 e o principal jogador da Canarinho, o que atraiu os holofotes dos clubes europeus.
Tanto que o Real Madrid transformou Vinicius na maior transferência da história do clube: os espanhóis gastaram € 45 milhões (cerca de R$ 164 milhões) na sua contratação. Ele se apresentaria quando completasse 18 anos. Então, foi uma corrida contra o tempo para aproveitar os últimos momentos com a camisa rubro-negra.
Na época, a diretoria do Flamengo tentou prorrogar a passagem do atacante até o fim de 2018, mas não teve sucesso e o viu deixar o clube em julho. Mesmo com apenas 17 anos, Vinicius Junior já era o artilheiro do Campeonato Brasileiro e colocou o rubro-negro na liderança da competição até a sua despedida.
Vinicius Junior se despediu do clube tendo marcado 14 gols em 70 jogos com a camisa rubro-negra. Atualmente, aos 19 anos, ele faz parte da equipe principal do Real Madrid e lutando por uma vaga entre os titulares da equipe espanhola.