Pedala para o treino por 25 minutos, corta cabelo por R$ 15, sonha com um futuro melhor em chance num clube grande, desilude-se depois ao ser dispensado por dois gigantes do futebol brasileiro (Cruzeiro e Botafogo). Persevera, batalha e chega ao Flamengo . Vira profissional, faz um gol salvador num estádio complicado (Ligga Arena) e de repente é aplaudido pelo Maracanã. Aliás, ovacionado.
Ufa! Evertton Araújo suou a camisa para ter sua primeira chance como titular no time principal, desde o interior do Rio ao estádio mais icônico do futebol mundial.
Essa retrospectiva da vida do jovem de 21 anos (leia detalhadamente sobre a carreira dele clicando aqui) retratada em uma pergunta feita em 30 segundos soou como um convite para o garoto revisitar o passado de dificuldades. Ouviu, parou, respirou, se emocionou e abriu o coração.
- Pô, cara, é difícil falar (enxuga lágrimas). É muito gratificante. Eu só tenho a agradecer a Deus. Eu sempre fui um cara que trabalhei bastante, sempre acreditei que as coisas dariam certo. Uma frase que eu sempre levo comigo, como eu falei na última entrevista, é "que Deus ajuda quem trabalha". Eu acho que se eu continuar trabalhando, dando o meu melhor sempre, as coisas vão acontecer. E, graças a Deus, foi um sonho realizado, o Maracanã lotado, e eu jogando como titular. Fico muito feliz e realizado (veja a emoção de Evertton no vídeo acima).
A ovação que recebeu ao deixar o campo aos 41 minutos do segundo tempo foi justificada por uma atuação simples e muito eficiente. Força física, combate preciso - cometeu apenas uma falta e sofreu outra - e um jogo seguro na distribuição de bola, com 94% de acerto de passes (35 de 37 tentados) marcaram a participação do jovem de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. Ele, aliás, foi formado nas divisões de base do time que carrega o nome da Cidade do Aço.
Ainda em fase de construção do próprio estilo de jogo, Evertton se diz um privilegiado por ter tanta gente qualificada ao redor para escutar. Desde a comissão técnica, onde há um dos grandes meio-campistas da história do futebol brasileiro, o ex-atleta César Sampaio, aos companheiros que dividem o setor com ele nos jogos e treinos do Flamengo .
- Gosto de marcar e sair para jogar. Jogo como primeiro e segundo volante. Joguei um pouco mais avançado hoje, saindo mais para o jogo. Referências dentro do clube temos David Luiz, que sempre passa informações para nós, o Gerson. E não só os jogadores, como também o Sampaio, que foi um craque na posição. Ele sempre tenta passar o que viveu para nós. Eu sempre escuto o máximo que posso dele para eu poder uma ter uma boa atuação dentro de campo.
- O Gerson, o próprio Ortiz e o Pulgar são referências para mim dentro de campo, na minha posição. O conselho deles é sempre bom. Eu sempre tento escutá-los e escutar o professor também para sempre conseguir dar o meu melhor - afirmou Evertton, cria de Santa Cruz, bairro de Volta Redonda e não o primo mais famoso da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Ainda pouco íntimo dos microfones, o tímido Evertton chegou a se enrolar ao tentar definir a equipe do Bahia como uma força no meio-campo (veja no vídeo que abre a matéria entre 1min32s e 1min39s).
- Me senti muito feliz, muito realizado. Tive oportunidade no Campeonato do Carioca com o professor Mário Jorge. E agora eu tive a oportunidade com o Tite, meu primeiro jogo como titular. Foi um jogo muito difícil, né, cara? A equipe deles é bem... Bem classe... Bem boa ali, né? Eles trabalhavam bastante a bola, e a gente conseguiu dominar o jogo e sair com a vitória.
Porém, assim como Evertton rapidamente se soltou em campo para fazer uma ótima partida contra o Bahia, logo ele se acostumou com as perguntas e no final da entrevista já estava soltinho diante dos repórteres. Apesar de toda a humildade demonstrada com a fala mansa e a gratidão verbalizada aos que lhe ajudaram, não se fez de rogado ao admitir que fez "uma excelente partida" .
- Elenco muito forte, difícil a gente chegar já e jogar. De pouquinho em pouquinho nos treinos dando o melhor e mostrando que a gente pode, a comissão dá oportunidade. Eu aproveitei, fiz um excelente jogo e saímos com a vitória
Não é pecado olhar para si e reconhecer qualidades, o garoto foi bem mesmo. Passou no teste de fogo no Maracanã lotado e mostrou que tem condição de jogar no estrelado Flamengo 2024.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv