Jogador símbolo do início da "Era Tite" no Flamengo , Everton Cebolinha viverá uma noite diferente nesta quarta-feira. Quando entrar em campo no clássico contra o Botafogo, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, o camisa 11 vai completar 100 jogos com a camisa rubro-negra. Uma marca especial para qualquer jogador, só que ainda mais para quem seis meses atrás estava no "fim da fila" entre os atacantes .
Comprado junto ao Benfica, de Portugal, por R$ 73 milhões em 2022, Cebolinha chegou ao Flamengo com uma grande expectativa que não foi correspondida. Ele não se firmou como titular com três técnicos diferentes: Dorival Júnior, Vítor Pereira e Jorge Sampaoli. E com o argentino, viu sua minutagem cair ainda mais e ficar até fora do rodízio entre aqueles que atuavam com maior frequência. Mas tudo mudou com Tite.
Com o treinador que o convocava para a seleção brasileira e com quem foi o craque do título da Copa América de 2019, Cebolinha recuperou a confiança e virou titular mesmo concorrendo com um ídolo do clube como Bruno Henrique. O atacante de 27 anos terminou a temporada passada como destaque do Flamengo e começou 2024 como vice-artilheiro do time com dois gols, um atrás de Pedro.
- Fiquei muito feliz (com a chegada do Tite) porque era um treinador que eu já conhecia, que também já me conhecia, tinha confiança no meu trabalho. Peguei acho que quatro anos sendo convocado por ele na Seleção. Então no dia a dia já conhecia o seu trabalho, a metodologia. Facilitou muito mais. Quando ocorrem muitas trocas de treinador no ano é sempre muito difícil, porque são metodologias diferentes, são culturas diferentes, estilos de jogo diferentes. Então isso me favoreceu bastante, porque era um treinador que eu já conhecia junto com a sua comissão - declarou o atacante ao ge em janeiro .
Nos 99 jogos até aqui, Cebolinha marcou 11 gols (veja todos no vídeo no topo da matéria) , deu 15 assistências e conquistou dois títulos: a Libertadores e a Copa do Brasil de 2022, mas ambos como coadjuvante. Agora, o atacante vai em busca do primeiro sendo um dos protagonistas e tem a primeira chance no Campeonato Carioca, torneio onde o Flamengo vem chegando à final desde 2019, mas não conquista há dois anos. De novo em alta, passou a mirar também um retorno à Seleção .
No Flamengo , Cebolinha será o 10º jogador do atual elenco a atingir os 100 jogos. Antes dele, Gabigol (273), Arrascaeta (252), Bruno Henrique (229), Pedro (224), Gerson (174), Thiago Maia (170), Léo Pereira (166), Matheuzinho (153) e Ayrton Lucas (110) superaram a marca. Outro rubro-negro que pode completar 100 partidas no clube nesta quarta-feira se entrar durante o clássico é David Luiz.
O Flamengo será o segundo time onde Cebolinha completará 100 jogos. No Grêmio, clube que o revelou e onde jogou sete anos no profissional (entre 2014 e 2020), ele fez 273 partidas. E no Benfica, o atacante bateu na trave: foram 98 partidas em duas temporadas pela equipe portuguesa antes de retornar ao Brasil.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv