Do dente perdido ao vice em 2019: após sofrer com o Flamengo, De la Cruz volta à Libertadores no clube

De la Cruz já foi campeão da Libertadores pelo River Plate, mas sofreu com o Flamengo no torneio nos últimos anos. Quando conquistou o título em 2018, conviveu com lesões e jogou apenas uma partida da campanha. E adivinha? Foi justamente contra o Rubro-Negro na fase de grupos. No Nilton Santos, o uruguaio não conseguiu vencer, ficou no empate em 2 a 2 e ainda perdeu um dente em dividida forte com o volante Jonas.

No ano seguinte, De la Cruz já era um dos protagonistas do River, que chegou à final da Libertadores de novo e fez frente ao poderoso Flamengo de Jorge Jesus. Na decisão em Lima, no Peru, ele jogou bem e ajudou o time argentino a estar vencendo por 1 a 0 até os minutos finais. Foi quando o Rubro-Negro conquistou uma virada épica, com dois gols de Gabigol, e fez o uruguaio chorar.

De la Cruz perdeu um dente no Flamengo x River Plate em 2018 — Foto: Reprodução / Sportv

- Em 2018 participei muito pouco, mas estava dentro da equipe e obviamente desfrutei e vivi como se tivesse jogado. Em 2019 foram três, quatro, cinco minutos onde tudo veio abaixo, aconteceu de o Flamengo ganhar uma partida que foi muito equilibrada. Nós fizemos uma grande Libertadores, eu também. Eles tinham sofrido pouco e com a gente sofreram mais do que realmente tinham sofrido durante a Libertadores - disse De la Cruz em entrevista ai "Content Day" da Conmebol Libertadores.

Obviamente que agora há a expectativa de conquistá-la também com os que me fizeram sofrer em 2019, me fizeram chorar um pouquinho, porque ninguém gosta de perder, ainda mais uma final de Libertadores
— De la Cruz, meia do Flamengo.

De La Cruz com a taça da Libertadores pelo River Plate em 2018 — Foto: Divulgação

Para completar o martírio de coincidências do uruguaio com o Flamengo , quando ele ainda estava nas categorias de base do Liverpool-URU e chegou à final da Libertadores Sub-20 em 2016, perdeu para o São Paulo e teve como um de seus carrascos o hoje rubro-negro Luiz Araújo. No Ninho do Urubu, o atacante coloca pilha nele por conta disso na resenha.

Após "pular o muro", De la Cruz agora volta à Libertadores com a expectativa de estar do outro lado desse duelo. Por conta de uma virose, o meia desfalcou o time no empate em 1 a 1 com o Millonarios na Colômbia, mas nesta quarta-feira ele está confirmado e fará sua estreia no torneio com a camisa rubro-negra. E tentará construir melhores lembranças no Rio de Janeiro pelo torneio.

De la Cruz, do Flamengo, recebeu entrou para a seleção do Campeonato Carioca de 2024 — Foto: Fred Gomes / ge

Apesar de já ter sido campeão carioca em seus primeiros meses no Flamengo , quando jogou a Libertadores na cidade as memórias não são boas. Além da partida em que perdeu um dente contra o Rubro-Negro no Nilton Santos em 2018, De la Cruz voltou para jogar duas vezes no Maracanã e também não conseguiu vencer. Em 2021, com estádio vazio por causa da pandemia da Covid-19, empatou em 1 a 1 com o Fluminense. E no ano passado, viu o River Plate ser goleado por 5 a 1.

Com apenas 11 jogos, De la Cruz já vem sendo considerado um dos principais jogadores do Flamengo de Tite, que recebe o Palestino, do Chile, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte