Palmeiras e Flamengo duelam já há algum tempo como os times com maior orçamento do Brasil. Os dois clubes passaram por uma reconstrução em anos anteriores para alcançar um patamar financeiro melhor. Hoje, o Rubro-Negro lidera entre os times mais ricos do país. Para Cícero Souza, gerente de futebol do Verdão, foi o clube palestrino quem serviu de exemplo aos cariocas.

“Analisando o case do Flamengo à fundo, você vai entender que o Flamengo olhou para o Palmeiras também. Talvez o Flamengo já tivesse vencido (títulos) antes (de 2019) se não aparecesse o Palmeiras”, disse o dirigente em entrevista ao jornalista Jorge Nicola.

Cícero Souza colocou o Palmeiras como modelo ao Flamengo (Foto: Divulgação/Cesar Greco/SEP)

Para completar a análise, Cícero Souza traçou um comparativo entre a reestruturação do Palmeiras e a do Flamengo. O dirigente do Verdão salientou mais uma vez que o modelo do seu clube inspirou a retomada dos rubro-negros.

“Acho que a gente conseguiu alguns atalhos, como o estádio, talvez agora eles tenham também o Maracanã como um aliado, e o centro de treinamento, pois o nosso foi o primeiro com alguns conceitos de metodologia, o primeiro com quartos individuais”

“Eu poderia até citar outros detalhes que parecem não ser significativos, mas que dão qualidade para o trabalho. E o Flamengo veio copiar isso do Palmeiras”, completou.

No início da década, o Palmeiras se viu mergulhado em uma crise e passou pelo seu segundo rebaixamento à Série B em 2012. Depois de conquistar o acesso à elite no ano seguinte, o clube conseguiu se reestruturar financeiramente até conseguir uma boa sequência de conquistas, com títulos de Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Enquanto isso, o Flamengo não viu o rebaixamento, mas também passou por um bom período sem títulos importantes. Depois de anos sem grandes investimentos no elenco, o clube também se reestruturou até atingir o ápice em 2019, com as conquistas do Brasileirão e da Libertadores, além de contar agora com treinador e jogadores badalados.