Diretor de futebol do Flamengo , Bruno Spindel teceu fortes críticas à CBF. O cartola rubro-negro afirmou não entender a postura da entidade em não acatar o pedido de diversos clubes da elite do Campeonato Brasileiro para rever o calendário durante a Copa América .

"Não entendemos a postura da CBF em relação ao Campeonato Brasileiro. A forma com que a CBF faz o calendário posiciona o Brasileiro como sendo o produto menos importante de todos."

"Acho que deveriam ouvir mais os clubes. Tem um ofício com 12 clubes assinando. Acho que deveria ouvir a vontade da maioria da Série A, mas decidiu proteger a Copa do Brasil . Acho que a CBF é quem tem de se posicionar do motivo desse desprestígio ao Brasileiro."

"Única competição que é afetada. Competição, acho, mais disputada do mundo e que traz mais recursos financeiros para todas as equipes. Não entendemos muito bem o motivo dessa proteção do calendário à Copa do Brasil e tratar o Brasileiro de forma insignificante", completou.

A alteração do calendário havia sido pedida por 12 clubes que disputam a Série A. Foram eles: Flamengo, Fluminense , Botafogo , Vasco , Athletico-PR , Palmeiras , Atlético-MG , São Paulo , Red Bull Bragantino , Criciúma , Internacional e Corinthians .

Por conta da competição sul-americana de seleções, os clubes podem ficar desfalcados em até nove rodadas do Brasileirão, já que a CBF não irá paralisar o torneio.