Em 2025, o Flamengo já foi campeão carioca e da Supercopa do Brasil. E quer mais. Numa temporada em que, além do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil, o rubro-negro disputará o Mundial de Clubes no meio do ano, nos Estados Unidos, o diretor técnico José Boto, primeiro convidado do videocast do GLOBO, "Toca e Passa", acredita ser possível um sul-americano ganhar o título.
Leia mais:
Boto recomenda que Jorge Jesus aceite possível convite da seleção brasileira
Leia mais:
José Boto desaconselhou o treinador Filipe Luís sobre seleção
Blog Diogo Dantas:
Jorge Jesus aguarda proposta oficial para comandar a seleção brasileira
— É uma competição eliminatória (a partir das oitavas de final), um dia ruim todo mundo tem. Nessas condições é possível. Se fosse uma liga (campeonatos nacionais) com esses clubes, seria muito mais difícil. Agora, numa competição em que certo momento um time será eliminado, é possível um clube sul-americano ganhar o Mundial — disse.
José Boto destacou ainda que o calendário poderá ser um ponto positivo, já que o torneio será disputado no fim da temporada europeia.
— Em termos esportivos é melhor para nós, clubes sul-americanos, do que para aos europeus. Estamos no meio da temporada, os jogadores vão chegar na sua melhor forma física. Não sei o que os europeus vão fazer. Ou seguem treinando até o Mundial para os atletas não perderem a forma ou vão dar férias e encarar o Mundial como pré-temporada — salientou.
Assista ao episódio completo
O Flamengo está no Grupo D do Mundial, que tem o Chelsea, da Inglaterra, o Espérance, da Tunísia, adversário da estreia, dia 16 de junho, e uma equipe que ainda será definida pela Fifa após o León, do México, ser excluído. O duelo com os ingleses será no dia 20, enquanto a partida contra o rival desconhecido acontece no dia 24. Os dois primeiros da chave avançam às oitavas de final:
— Do nosso ponto de vista, prefiro que eles encarem como pré-temporada. Alguns dos times europeus que vão são realmente muito fortes. Em condições normais são mais fortes do que os sul-americanos. Essa forma como eles vão encarar o Mundial vai dar uma equilibrada nas coisas.
Além do rubro-negro, Fluminense, Botafogo e Palmeiras são os outros brasileiros na competição. A final do Mundial de Clubes, que começa no dia 14 de junho, está marcada para 13 de julho.
Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse