A sucesso sob o comando de Jorge Jesus parece ter animado o Flamengo . Não só pela chance de fechar o ano com três títulos, mas também pela perspectiva fora de campo - inclusive na contratação de atletas que atuam no Brasil, América do Sul, e até mesmo da Europa. O diretor de futebol rubro-negro, Bruno Spindel, aposta que será normal que jogares do Velho Continente se transfiram para o Flamengo em um futuro breve.

"Conforme eles (europeus) forem performando aqui, tendo sucesso esportivo, ser bom para a carreira deles. Essa porta vai ser normal. Hoje não é normal. É normal sair da América do Sul para a Europa, Ásia", disse Spindel ao blog do Rodrigo Mattos, no UOL.

E qual seria o segredo para atrair jogadores da Europa? Para Spindel, a "magia" rubro-negra é a resposta.

"O Flamengo tem a quinta maior média de público do mundo se não me engano. O ambiente que se encontra, essa mágica, acho que o atleta não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo. Isso começa a se espalhar. Essa magia começa a se espalhar. Esportivamente, o Flamengo está conseguindo jogar um futebol diria dos mais altos padrões do mundo", completou o diretor.

Nesta temporada, o Flamengo trouxe os laterais Rafinha e Filipe Luís, o zagueiro Pablo Marí e o meia Gérson da Europa. Gabigol, que pertence à Inter de Milão, também se juntou ao time depois de período de empréstimo ao Santos.

Prova de que as contratações podem atingir outro patamar é que nomes como Ibrahimovic e Cavani chegaram a ser especulados na Gávea nas últimas semanas.

Além dos reforços no campo, Jorge Jesus também deixou Portugal para assumir o Flamengo. Hoje, ele é um dos principais responsáveis pelo bom momento da equipe.

"A gente foi muito feliz na escolha do Jorge Jesus. Se ele não tem 100% das características que a gente espera para um treinador do Flamengo, tem 99,9% das caraterísticas. É insatisfeito, inquieto, quer vencer tudo sempre. O estilo de jogo que está encantando é a filosofia e ideia que atende a filosofia que o Flamengo espera. Foi uma escolha muito feliz", destacou.

"Ele acorda, come, dorme futebol. O que move ele é conseguir o próximo título. Ele enxergou que o Flamengo dava essas condições. E ele entende a grandeza do Flamengo e do futebol. Ficamos felizes porque ele é fundamental por tudo que está acontecendo no clube", acrescentou.

Atualmente, o Flamengo lidera com folga o Campeonato Brasileiro e está na final da Copa Libertadores . A decisão será no dia 23 de novembro, contra o River Plate.