Diferença de pontos, gringos protagonistas... Cinco coincidências que animam a torcida do Flamengo pelo título

A vitória sobre o Bragantino colocou de vez o Flamengo na briga pelo título brasileiro. Dois pontos separam o time de Tite do líder Palmeiras a quatro jogos do fim. Há três anos, o Rubro-Negro tinha a mesma distância para o Internacional, primeiro colocado na 34ª rodada, e terminou campeão. E 14 temporadas atrás, a diferença era exatamente igual para o então líder São Paulo, que acabou superado pelo Rubro-Negro. Aos supersticiosos de plantão, é permitido sonhar.

Nos últimos dias, as redes sociais se encheram de empolgação por parte de rubro-negros, animados com as semelhanças de 2023 com 2020 e 2009, anos em que o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro. E até Tite foi questionado sobre isso em entrevista coletiva e respondeu:

- Tudo que é da história magnífica de vitórias do Flamengo , tudo que puder catar eu vou buscar (risos). Tudo que possa contribuir.

Tite reunido com jogadores em Flamengo x Fluminense — Foto: André Durão

Veja cinco coincidências que dão esperança em um novo título:

Diferença de pontos

Como citado anteriormente, a diferença atual de dois pontos é a mesma que o Flamengo tinha para o líder nos dois anos em questão. Em 2009, o Flamengo também era o terceiro colocado, só que com 57 pontos, após superar o Atlético-MG no Mineirão. Depois disso, o time dirigido por Andrade venceu o Náutico e o Corinthians fora, e no Maracanã empatou com o Goiás e ganhou do Grêmio. Já em 2020, o Rubro-Negro era o vide-líder com 64 pontos após derrotar o Vasco. Logo após, a equipe de Rogério Ceni ganhou em casa de Corinthians e Internacional, e como visitante empatou com o Bragantino e perdeu do São Paulo, mesmo assim conquistou o título.

Adriano e Diego Ribas comemoram títulos em 2009 e 2020 — Foto: André Durão/ge e Lucas Figueiredo/CBF

Gringos protagonistas

Quem são os maiores destaques atualmente do Flamengo ? A maioria dos rubro-negros deve responder: Arrascaeta e Pulgar. Um meia uruguaio e um volante chileno que vêm "dando liga" e sendo heróis nas últimas vitórias. Lá em 2009 tinha o Adriano Imperador, mas outra dupla de gringos também ditou o ritmo rumo ao título: Petkovic e Maldonado. O meia sérvio e o também volante chileno ajudaram com gols e assistências naquela reta final.

Petkovic em ação pelo Flamengo contra o Corinthians em 2009 — Foto: Gaspar Nóbrega/Vipcomm

Número de técnicos

A frustrante temporada rubro-negra em 2023 teve como um dos alvos de críticas o fato do clube ter tido três treinadores efetivados no cargo ao longo do ano: Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e Tite. Mas uma estatística ruim como essa "deu certo" em 2020. Naquele ano, o Flamengo começou com Jorge Jesus e teve Domènec Torrent antes da chegada de Rogério Ceni. Coincidentemente, dois técnicos gringos e um brasileiro em cada ano: um português e um espanhol em 2020 e um português e um argentino em 2023.

Jorge Jesus e Domànec Torrent comandaram o Flamengo em 2020 — Foto: Infoesporte

Data "cabalística"

A última rodada do campeonato em 2023 será no dia 6 de dezembro, uma quarta-feira à noite. Só duas vezes o Brasileirão terminou nessa mesma data na "Era dos pontos corridos". A primeira foi em 2009, um domingo à tarde, quando o Flamengo venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã e faturou o título. A outra vez foi em 2015, quando o Corinthians é quem foi o campeão. Mas quem era o treinador? Ele mesmo, Tite!

Ronaldo Angelim comemora o gol do título contra o Grêmio em 2009 — Foto: Reuters

Palco de título

Na última rodada, o Flamengo vai visitar o São Paulo, que apenas cumpre tabela nesta reta final de Brasileirão, no Morumbi. O estádio é o mesmo do último título brasileiro do clube. No encerramento do campeonato de 2020, o Rubro-Negro perdeu por 2 a 1 para o Tricolor, que naquela época disputava a classificação para a Libertadores, mas mesmo assim terminou campeão graças ao tropeço do Internacional, que empatou em casa com o Corinthians. Maior concorrente do time em 2023, o Palmeiras fará seu último jogo no Mineirão contra o Cruzeiro, que briga para fugir do rebaixamento.

Morumbi foi palco do último título brasileiro do Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

Terceiro colocado com 60 pontos, o Flamengo volta a campo neste domingo, quando visita o lanterna e já rebaixado América-MG no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), às 18h30 (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte