Dicas Econômicas do Cartola para a rodada #5: um time por 77 cartoletas

Eduardo Sasha x Vanderlei  (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG) Eduardo Sasha, do Internacional (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

O São Paulo é no ano o visitante de pior aproveitamento de pontos ganhos, com 25%, antecedido pelo Sport, 27%. Os dados param em pé ao tratarem desses times na rodada #5 porque na história dos Brasileirões, mesmo sendo visitante, o São Paulo tem vantagem histórica no confronto, com seis vitórias contra cinco empates e duas vitórias do Figueirense.

O Sport também é visitante nesta rodada e tem o clássico contra o frenético Santa Cruz pela frente. Será o décimo confronto com mando do Santa, que venceu dois, empatou três e viu o Sport vencer quatro vezes. Neste ano, já se enfrentaram quatro vezes, duas com cada mando, e houve uma vitória e um empate para cada mandante. O Santa Cruz foi o campeão pernambucano.

O Atlético-PR tem o terceiro pior desempenho como visitante no ano e viaja para enfrentar o Internacional, vice-líder com sérias pretenções e bençãos estatísticas para chegar à ponta da classificação. O desempenho do Colorado como mandante nos jogos oficiais deste ano é Top 4: nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (contra o Veranópolis por 2 a 1 pelo Gaúchão). Além disso, na história dos Brasileirões houve 12 vitórias do Internacional, nove empates e duas vitórias do Atlético-PR em 23 jogos. Desde 2000 o CAP não vence o INT como visitante e de 2004 pra cá foram nove vitórias dos gaúchos e dois empates.

Wilson Coritiba São Paulo (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS) Wilson, do Coritiba, é uma ótima opção para o gol (Foto: Giuliano Gomes/ Agência PR PRESS)


Do outro lado da linha que separa o líder dos demais, o Grêmio colocará à prova sua estratégia para lutar pelo campeonato. Quando mandante, o Palmeiras obteve 20 vitórias, houve sete empatees e o Grêmio conseguiu duas vitórias em 29 jogos. Se enfrentando regularmente desde 1965, o Grêmio conseguiu sua primeira vitória em 2006 como visitante e só conseguiu repetir a façanha em 2008, quando liderou o Brasileirão da 14ª à 26ª rodada e depois a recuperou da 29ª à 32ª, o mais próximo que já chegou do título nos pontos corridos (desde 2003).

Em São Paulo, haverá o clássico Corinthians x Santos. De 2000 a 2006, o Santos conseguiu se manter competitivo na Capital, mas de 2007 para cá, foram cinco vitórias do Corinthians, dois empates e uma vitória apenas do Santos em oito jogos. Considerando todos os jogos oficiais do ano, o Corinthians tem o segundo melhor desempenho quando mandante, conquistando 88% dos pontos disputados e invicto, com 13 vitórias e três empates, contando aí a Libertadores, que o Vitória, melhor desempenho com 93% não disputou (nove vitórias e um empate).

Só que nesta rodada, o Vitória é visitante e vai ao Rio enfrentar o Flamengo (62% como mandante). Fora de casa, o desempenho do Vitória no ano cai para 41%. Na História dos Brasileirões, o Flamengo venceu 13, houve três empates e três vezes o Vitória ganhou em 19 confrontos.

Também são favoritos na rodada os mandantes Botafogo (11 vitórias, 11 empates e cinco vitórias do Cruzeiro em 27 jogos) e Atlético-MG (15 vitórias, nove empates e três vitórias do Fluminense em 27 jogos). Curiosamente, quando visitantes neste ano Cruzeiro (61%) e Fluminense (62%) têm desempenho Top 4.

O objetivo das Dicas Econômicas do Cartola é ajudar o cartoleiro menos experiente a fazer bom uso de suas cartoletas, apostando de forma moderada para se manter competitivo, já que um dos grandes riscos no início da temporada é apostar alto demais e ficar sem cacife para as rodadas seguintes, ainda mais em um Brasileirão que começa de forma tão equilibrada, sem haver mais qualquer equipe com 100% de aproveitamento.

A equipe sugerida para a rodada #5 custa C$ 76,03. O mercado fecha às 17h30 deste quarta-feira. Não perca tempo e monte o seu time! Mas é fundamental acompanhar o Plantão para saber se algo muda nos clubes ou se algum jogador deixa de ser titular no clube e, consequentemente, "provável" no Cartola. E você ainda pode conferir a pontuação de um amigo durante a rodada.

01

GOLEIRO

Wilson (Coritiba) - C$ 6,57

Wilson Coritiba (Foto: Monique Silva) Wilson Coritiba, do Coritiba (Foto: Monique Silva)

Recebe a Chapecoense, que o longo do ano tem mostrado força como visitante (quinto melhor desempenho entre os times da Série A). Em três confrontos entre as equipes, foram três vitórias do Coritiba quando mandante. Neste Brasileirão, atuando em casa Wilson marcou 5,0 pontos contra o Cruzeiro e 13 contra o São Paulo. Quando visitante, a Chapecoense está apenas em uma posição intermediária (8º) na média de gols por jogo (1,36), embora o Coritiba seja o 14º na média de gols sofridos. Wilson tem brilhado em casa e sua média cai para 2,43 pontos no Cartola devido aos jogos fora. A melhor média (que influi na valorização) é de Danilo Fernandes, do Internacional  (C$ 12,85), franco favorito para esta rodada, mas quase o dobro do investimento.

01

LATERAIS

Danilo Barcelos (América-MG) - C$ 2,47

Danilo Barcelos no treino do América-MG (Foto: Carlos Cruz) Danilo Barcelos no treino do América-MG (Foto: Carlos Cruz)

Tem bom potencial ofensivo, com três gols marcados no ano quando mandante, um a cada 222 minutos em campo. Acreditar que possa bonificar por não levar gol faz sentido, pois o ataque da Ponte Preta tem mostrado no ano desempenho mediano fora de casa (1,27 gol marcado, nono entre os da Série A) e ainda não marcou como visitante no Brasileirão (Figueirense e Corinthians), apesar de Felipe Azevedo, melhor atacante da Ponte quando visitante (cinco gols e uma assistência, uma participação em gol a cada 180 minutos) estar louco para dar a volta por cima após o gol contra na rodada passada que deu a vitória em Campinas para o Flamengo.


Arthur (Internacional) - C$ 8,49

Artur Inter  (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter) Artur, do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter)

No ano já fez um gol e deu uma assistência para gol quando mandante, uma participação em gol a cada 365 minutos, mas graças à força do conjunto defensivo do Inter, tem pontuado por volta de 5,0 pontos. Seu companheiro William (C$ 14,52), tem sido bem mais contundente nas roubadas de bola (10 a 3 com o mesmo número de faltas cometidas), mas William além de custar próximo do dobro, já levou um cartão amarelo a mais.



01

ZAGUEIROS

César Martins (Flamengo) - C$ 2,46

Tata auxiliar Flamengo e César Martins treino (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) César Martins, do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Pesam a seu favor o favoritismo histórico do Flamengo como mandante contra o Vitória (13 V, 3 E, 3 D), o relativo bom rendimento da defesa carioca (0,64 gol sofrido por jogo, sexto melhor) e as dificuldades do ataque do Vitória fora de casa (1,11 gol por jogo, oitavo pior), além do baixo investimento para o bom potencial de pontuação na rodada. Neste início de campeonato, depois da goleada sofrida contra o Santa Cruz, o Vitória ficoou todo fechado no empate em 1 a 1 com o América-MG.





Paulão (Internacional) - C$ 7,29

Paulão; Ananias; Internacional x Chapecoense (Foto: Estadão Conteúdo) Paulão, do Internacional (Foto: Estadão Conteúdo)

Perdeu pênalti na estreia, e o Internacional empatou em casa com a Chapecoense em 0 x 0, onde venceu o Sport por 1 a 0. Ainda não levou gol em casa nem fora contra o Santos e levou um na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo no Morumbi. Os bônus por não levar gol se multiplicam e já tem gente apostando na defesa toda do Internacional, revezando com a do Grêmio. Na mesma faixa de preço está o gremista Bressan, da defesa que ainda não levou gol, mas terá um adversário histórico pela frente, o Palmeiras. É uma aposta de maior risco estatístico.

01

MEIAS

Gustavo Ferrareis (Internacional) - C$ 2,27

Gustavo Ferrareis meia Inter (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Inter) Gustavo Ferrareis, Inter (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Inter)

O baixo investimento é muito convidativo. Na rodada passada, contra o Santos, na Vila Belmiro, deixou de aproveitar duas excelentes oportunidades. No caso dele, não ter aproveitado as duas oportunidades é secundário: tem plena confiança do técnico Argel (que disse que ele conquistou nos treinos a chance como titular) e está incluído pelos companheiros nas principais jogadas de ataque. Tem grande potencial.


Andrigo (Internacional) - C$ 4,51

Inter x Chapecoense no Beira-Rio (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG) Andrigo, do Inter (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

O craque do Gauchão deste ano já passou pelas Dicas Econômicas do Cartola e só não mitou porque o árbitro deu gol contra de Renê, do Sport, na vitória por 1 a 0. Aliás, o lateral Arthur teria pontuado por assistência, se Renê não tivesse colocado o corpo onde não era chamado. Ainda assim, em casa Andrigo já participou de cinco gols, um a cada 203 minutos (fez três e deu duas assistências).


Márcio Araújo (Flamengo) - C$ 9,98

Márcio Araújo no treino do Flamengo desta terça-feira (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) Márcio Araújo, do Flamengo desta terça-feira (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A média no Cartola está em 7,37 pontos, o que ajuda em sua valorização. Já tem 12 roubadas de bola em três jogos com apenas duas faltas cometidas. Aí sim! Esse vigor deve aparecer também ao enfrentar o Vitória. O Flamengo tem amplo domínio histórico sobre o clube baiano (13 V, 3 E, 3D) e o jogo deve ser muito intenso. Uma opção é Fernandes, do Botafogo (C$ 10,41), que também já roubou 12 bolas, mas cometeu cinco faltas. Tem a vantagem de já ter marcado um gol e ser favorito ao receber o Cruzeiro..

01

ATACANTES

Marcelo Cirino (Flamengo) - C$ 6,96

Flamengo x confiança - cirino (Foto: PEDRO MARTINS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO) Cirino, do Flamengo (Foto: PEDRO MARTINS/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)

Como mandante, no ano tem participação em um gol a cada 155 minuto, o que é uma marca boa. Marcou seis gols nesta temporada, mas ainda não fez no Brasileirão. Recebe o Vitória, que tem no ano o quinto pior desempenho ofensivo (1,33 gol sofrido por jogo) dos times da Série A quando visitantes.




Carlos (Atlético-MG) - C$ 9,05

Carlos; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM) Carlos; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)

Tem a excepcional marca de um gol a cada 80 minutos em campo como mandante, mas jogou pouco. Marcou três gols em 239 minutos. A questão é que seu desempenho é muito atraente, fazendo jus a uma aposta nele. Outro fator envolvido é que o Fluminense no ano tem o segundo pior desempenho defensivo quando visitante (1,38 gol sofrido). É necessário lembrar que o Atlético-MG ainda sofre com desfalques. Mas historicamente os mineiros jogam muito contra o Fluminense (15 V, 9 E, 3 D).

Eduardo Sasha (Internacional) - C$ 10,72

Eduardo Sasha gol Inter São Paulo (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Internacional) Eduardo Sasha, do Inter (Foto: Ricardo Duarte / Divulgação, Internacional)

Em casa tem participação em um gol a cada 189 minutos neste ano. Marcou seis e deu duas assistências. Como já foi comentado, a vantagem histórica do Internacional (12 V, 9 E, 2 D) é um forte atrativo, principalmente pela ótima fase que o clube tem demonstrado com solidez defensiva e envolvente e veloz variação ofensiva. Na sua faixa de preço, uma opção é o companheiro Vitinho(C$ 9,59 mas com participação em um gol a cada 235 minutos).

01

TÉCNICO

Givanildo Oliveira (América-MG) - C$ 5,26

Givanildo Oliveira; América-MG (Foto: Reprodução/Premiere) Givanildo Oliveira, do América-MG (Foto: Reprodução/Premiere)

Entre os que estão exigindo menor investimento, talvez seja o que tem maiores chances de vencer e pontuar bem, embora no futebol não haja nem sempre nem nunca. Trata-se de uma aposta conservadora possível contra surpresas desagradáveis.

Fonte: Globo Esporte