Destaque com Tite, Pulgar busca brilho na Libertadores contra o Palestino após ser coadjuvante de título em 2022

Virada a chave após o título do Campeonato Carioca de maneira invicta, o Flamengo agora foca na Libertadores. Assim como o Nova Iguaçu, o Palestino-CHI, adversário de hoje, 21h30, no Maracanã, pode ser considerado um rival tecnicamente inferior, mas a partida terá um clima diferente do registrado no último domingo. Depois de empatar na estreia, o rubro-negro precisa vencer para embalar na competição.

— O primeiro objetivo era conquistar o Campeonato Carioca. Foi o que o professor Tite colocou para a gente. Ele é um cara que vive o hoje, não passa nada na frente. Daqui para frente, vamos focar na Libertadores. Temos que vencer dentro de casa. Tenho certeza que a nação vai lotar o Maracanã novamente, que a gente possa fazer um grande jogo e vencer — disse o atacante Bruno Henrique.

O jogo contra o Palestino será uma boa oportunidade para o volante Pulgar apagar o desempenho ruim contra o Millonarios-COL. Na partida, ele acabou sendo o responsável direto pelo gol de empate sofrido em Bogotá, com a perda da bola seguida de erro na marcação

Olho na Copa do Mundo

Contratado em 2022 com o aval de Dorival Júnior, Pulgar fez parte do elenco que foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. No entanto, sem espaço num meio que tinha João Gomes e Thiago Maia, o volante fez apenas oito partidas naquele ano, e disputou 38 minutos no torneio sul-americano vencido pelo rubro-negro. Apesar de ser um dos atletas mais experientes do atual elenco, com 30 anos e longa passagem pelo futebol europeu, o chileno não tem a quantidade de taças no currículo semelhante a nomes como Arrascaeta ou Bruno Henrique, com 12 títulos conquistadas como protagonistas. Agora, com a titularidade mais que assegurada no time de Tite, Pulgar pode ter em 2024 o ano de sua afirmação na história do clube.

Contra o Palestino-CHI, Pulgar poderá também mostrar serviço diante de um clube do seu país. Frequentemente convocado para a seleção chilena, o meio-campista ficou fora dos amistosos de março, já que se recuperava de desgaste muscular. Em 2023, o volante foi titular nos sete jogos que fez pela Roja, com uma assistência. Como o país ficou fora das Copas da Rússia e do Catar, o atual ciclo tende a ser a grande oportunidade de Pulgar disputar um Mundial, até pelo aumento no número de vagas — com cinco pontos, o Chile é o oitavo colocado nas Eliminatórias.

Antes de chegar ao Flamengo, Pulgar passou oito temporadas no futebol europeu, sendo sete na Itália, onde se destacou no Bologna e na Fiorentina, e outra no Galatasaray-TUR. Revelado pelo Antofagasta-CHI, time que tem o mesmo nome de sua cidade natal, localizada ao norte do Chile, o meio-campista atuou no futebol do país por quatro anos, de 2012 a 2015. Zagueiro de origem, realizou a transição para o meio-campo por ser considerado o sucessor de Arturo Vidal, com quem jogou junto no próprio Flamengo.

Mais de Esportes:

Na segunda temporada como titular no rubro-negro, Pulgar é peça fundamental no esquema tático de Tite, tanto na construção das jogadas, como também na pressão defensiva ainda no campo de ataque. Em ambos os casos, o chileno alterna posições com o uruguaio De La Cruz. Em 64 partidas pelo clube, tem dois gols e seis assistências, sendo uma em 2024.

O Flamengo deve ir completo para o confronto contra o Palestino. Sem desfalques por lesão ou suspensão, a repetição do time que foi campeão contra o Nova Iguaçu, no domingo, ficará a critério do técnico Tite. Mesmo com a vantagem de 3 a 0 construída no jogo de ida, o treinador optou por escalar o que tinha de melhor na decisão do Carioca.

Com mais de 50 mil ingressos vendidos antecipadamente, a expectativa é de que o Maracanã tenha a presença de mais de 60 mil torcedores novamente.

Mais recente Próxima Em nova fase no Flamengo, com perfil de líder 'silencioso', Bruno Henrique visa titularidade
Fonte: Extra