Desfalques e elenco enxuto viram quebra-cabeça no Flamengo para duelo do G-4 às vésperas da final

O Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira para iniciar a preparação de dois jogos que vão dar um rumo para o restante da temporada rubro-negra: Internacional na quarta-feira, em confronto direto pelo G-4 do Brasileirão, e Atlético-MG no domingo, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. Os desfalques - por lesão ou suspensão - deixaram o elenco enxuto e criaram um quebra-cabeça para Filipe Luís.

Carlinhos e De la Cruz se tornaram os últimos integrantes na longa lista de desfalques do departamento médico, onde já estavam Viña, Cebolinha, Pedro e Luiz Araújo. Na última semana, o atacante foi diagnosticado com uma lesão no adutor direito, enquanto o meia uruguaio apresentou problemas na posterior da coxa direita. O caso de De la Cruz é mais grave e ele ficará fora pelo menos por um mês - o que o tira das finais da Copa do Brasil, por exemplo.

Alex Sandro conversa com Filipe Luís no Flamengo — Foto: Reprodução / FlaTV

Outro nome que entra no radar da preocupação é Alex Sandro. O lateral-esquerdo apresentou um desconforto muscular na posterior da coxa direita após a classificação sobre o Corinthians na semifinal. Ele ficou fora contra o Juventude no último fim de semana e passará por reavaliação, mas a tendência é que seja preparado para voltar na final da Copa do Brasil.

Brasileirão

Mas não são só as lesões que assombram Filipe Luís. O treinador, que já teve o desfalque de Bruno Henrique por suspensão automática contra o Juventude, continuará precisando lidar com ausências no Brasileirão. Léo Pereira e Arrascaeta levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos contra o Internacional. Fabrício Bruno e Alcaraz surgem como favoritos para as vagas. Quem certamente vai jogar são Pulgar e Bruno Henrique, já que ambos estão suspensos para domingo.

Filipe Luís orienta Bruno Henrique em treino do Flamengo — Foto: Divulgação/Flamengo

E como o jogo desta quarta antecede a final, Filipe Luís não descarta preservar alguns atletas. Em coletiva, o treinador abriu o jogo e lamentou o elenco enxuto, mas afirmou que o objetivo é vencer o Internacional e que as ambições do Flamengo no Brasileirão se passam por este confronto direto. O duelo é atrasado, válido pela 17ª rodada, e o Rubro-Negro está com 54 pontos na quarta posição, enquanto o Internacional aparece logo atrás, com 52.

- É uma boa pergunta (preservar ou não). Temos esse jogo muito importante para a gente. O Inter é um time muito forte. Vou começar a preparar e estudar esse jogo. A gente está com um grupo muito enxuto, não podemos preservar muita gente porque somos os que somos. Temos lesionados, lesões graves (...) Então já somos poucos. O que eu miro agora é esse jogo. Claro que a final está aí, é o jogo do ano. Todo mundo sabe a importância que tem esse título aqui. Preciso de todo mundo. Alguns vão jogar, alguns vão descansar, mas sempre pensando em vencer o Inter, que é o mais importante.

Copa do Brasil

Filipe Luís não poderá contar novamente com De la Cruz e Bruno Henrique, que também estavam fora contra o Juventude. O meia uruguaio ainda estará em tratamento da lesão, enquanto o atacante cumprirá a suspensão automática após ter sido expulso na semifinal. Mas o jogo do último sábado indicou os seus substitutos para a primeira partida contra o Atlético-MG: Evertton Araújo e Michael.

Michael foi o escolhido para a vaga no ataque e fez um importante jogo para recuperar o ritmo após a lesão na coxa direita que o afastou por pouco mais de um mês. Ele criou bastante perigo, como citou Filipe Luís em coletiva, e foi coroado com um gol e participação na jogada do terceiro, marcado por Arrascaeta. No meio de campo, Evertton Araújo ganhou uma chance e aproveitou, tendo uma atuação segura. Ele foi praticamente uma aposta do técnico, visto que Alcaraz parecia o substituto mais óbvio.

Mas se Filipe Luís já encontrou solução para esses dois problemas, ainda falta um. Contra o Atlético-MG domingo, o Flamengo também não poderá contar com Pulgar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Uma alternativa é adiantar Léo Ortiz mais uma vez para volante. Outra é entrar com Allan, que atuou em apenas dois dos últimos sete jogos - foi titular na derrota para o Fluminense e entrou nos quatro minutos finais contra o Bahia no Brasileirão. Uma terceira opção é deixar Evertton Araújo de primeiro volante e usar Alcaraz na função de De la Cruz.

Evertton Araujo - Flamengo — Foto: Gabriel Machado/AGIF

O Flamengo terá duas sessões de treino para enfrentar o Internacional: uma nesta segunda-feira e outra na terça, antes da viagem do grupo para Porto Alegre. O Rubro-Negro retornará apenas na manhã de quinta-feira e seguirá direto para o Ninho do Urubu para iniciar a preparação para a final contra o Atlético-MG. Serão mais três sessões de atividade antes da decisão da Copa do Brasil.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte