A estreia do Flamengo na Libertadores 2025, com vitória sobre o Deportivo Táchira, foi marcada por uma série de ausências importantes no elenco comandado por Filipe Luís. Após a partida, o médico do clube, Luiz Macedo, atualizou o quadro clínico de alguns jogadores que ficaram fora do duelo.
Durante entrevista na zona mista do Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, Macedo comentou o estado físico de Arrascaeta, Gerson, Danilo, Gonzalo Plata e Wesley — e trouxe boas notícias sobre Pedro, que foi liberado para se juntar ao grupo e deve estar disponível no fim de semana.
"O Pedro já está integrado ao elenco e depende agora da comissão técnica para colocá-lo em campo", revelou Luiz Macedo.
A única exceção é Danilo, que continuará no Rio de Janeiro. Segundo o médico, o zagueiro está seguindo um planejamento específico de recuperação e a expectativa é que ele esteja apto a atuar na próxima semana, contra o Central Córdoba, pela própria Libertadores.
"Os demais atletas, o Arrascaeta, Gerson, Plata e Wesley, seguem com a gente para Salvador. Encontram com a gente lá para serem integrados ao grupo, para o jogo contra o Vitória", afirmou o doutor.
Um ponto destacado tanto pelo departamento médico quanto pela comissão técnica foi o impacto das viagens constantes na condição física dos atletas. A delegação enfrentou uma jornada desgastante: saiu do Rio de Janeiro, fez escala em Manaus e depois chegou a San Cristóbal.
"Sabia que seria um jogo difícil. Tinha certeza absoluta. A gente saiu ontem às 10h, do Rio de Janeiro, e chegamos às 23h. Os jogadores fizeram uma viagem incrível. Sim, temos orçamento maior, time mais caro, mais entram 11 contra 11 dentro do campo", disse Filipe Luís.
Agora, o time embarca novamente, passando por Manaus a caminho de Salvador, onde enfrentará o Vitória, neste domingo (6), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.