Defesa do Flamengo se transforma neste início de temporada

O Flamengo vive um início animador de temporada. A equipe principal está invicta no ano e já conquistou o seu primeiro título — após ficar 2023 inteiro sem levantar um único troféu. Sob comando de Tite, a equipe tem se destacado, principalmente, pela solidez defensiva apresentada. O treinador ainda ganhou um reforço de peso para o setor. Léo Ortiz foi anunciado pelo rubro-negro — na última quarta-feira (6) — e é o mais novo zagueiro do clube.

Após mais de dois meses de negociação com o Bragantino, o Flamengo conseguiu fechar a contratação de Léo Ortiz. A transação pode custar até 8 milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões), caso algumas metas sejam batidas pelo jogador. Esta é a compra mais cara de um zagueiro no futebol brasileiro da história. Apesar do bom momento da dupla entre Léo Pereira e Fabrício Bruno, a insistência de Tite pela chegada do defensor indica que ele deve ser um dos titulares na posição.

Léo Ortiz chega para elevar o nível de um setor que vem chamando atenção positivamente. O Flamengo não só tem menos gols sofridos dentre as equipes do futebol brasileiro — em 2024 — como também o melhor início defensivo de sua história. O rubro-negro só foi vazado uma vez em 11 partidas oficiais disputadas na temporada. Na única oportunidade em que viu o adversário balançar a sua rede, não estava com a equipe e comissão técnica principal — no empate em 1 a 1 contra o Nova Iguaçu.

O ótimo início defensivo de temporada do Flamengo é um indicativo de "novos ares" no Ninho do Urubu — após um 2023 decepcionante. No ano passado, o setor da equipe era motivo de dor de cabeça para os rubro-negros. No total, foram 80 gols sofridos em 76 partidas. Chama atenção que os zagueiros que mais jogaram no período foram Léo Pereira e Fabrício Bruno, dupla titular da posição em 2024 — até o momento.

Conhecido por ser uma qualidade sua, a atual solidez defensiva do Flamengo é a primeira cartada de Tite no clube. O treinador tem um histórico de montar times equilibrados e parece ter inciado o processo pelo setor de marcação da equipe.

A melhora física dos jogadores, consequência do bom trabalho físico comandado pelo principal responsável da comissão — Fábio Mahseredjian — também é um dos fatores que ajudam a explicar a evolução defensiva do Flamengo. Com toda equipe tendo participação ativa no sistema de marcação, o bom condicionamento dos atletas é essencial para o seu funcionamento.

Para a zaga, Tite conta com Fabrício Bruno, Léo Pereira, Léo Ortiz, David Luiz e Cleiton. Os quatro nomes de peso e a jovem promessa demonstram a força do elenco na parte defensiva — fator essencial para atual temporada. Com a realização da Copa América, os clubes brasileiros podem sofrer com desfalques por até nove rodadas do Campeonato Brasileiro de 2024.

Mais recente Próxima Flamengo e Botafogo são destaques ao fim de janela de transferências no futebol brasileiro
Fonte: Extra