Defesa do Flamengo faz seu pior começo de temporada em sete anos

O Flamengo fará nesta quarta, contra a LDU, no Maracanã, sua 20ª partida na temporada. E a fragilidade defensiva é um ponto fraco que segue desafiando Rogério Ceni. O treinador ainda não encontrou uma solução que dê mais solidez ao time. E vê o setor registrar números que preocupam.

O Flamengo teve sua meta vazada 21 vezes em 19 compromissos, o que dá uma média de pouco mais que um gol por jogo (1,1). Por sinal, ver suas redes balançarem numa partida se tornou algo bem comum. Isso só não ocorreu em cinco duelos da atual temporada.

São os piores números defensivos do atual grupo, formado em 2019. Naquele ano, o time levou 16 gols nas 19 primeiras partidas — média de 0,84. Na temporada seguinte, foram apenas 12 sofridos neste mesmo recorte (0,6 por jogo).

A comparação com elencos de temporadas anteriores mostra que a defesa do Flamengo de 2021 é a pior em sete anos. Somente em 2014 o time foi mais vazado do que o atual. Na ocasião, foram 22 gols em 19 partidas (média de 1,15).

Se o recorte de 2021 considerar a temporada apenas a partir de quando o Flamengo entrou em campo com os titulares, o resultado é ainda pior. Foram 18 gols sofridos em 13 duelos. Neste caso, a média sobe para 1,3.

Estes números se devem, principalmente, as jogadas de bola aérea. Foram dez sofridos até agora. O de empate do Fluminense, no último sábado, e os dois do chileno Unión La Calera, há uma semana, são os mais recentes. E mostram que não houve evolução no combate a este ponto fraco.

Ontem, o time se reapresentou para iniciar os preparativos para o duelo com a LDU. Mas os titulares fizeram apenas um trabalho regenerativo. Ceni terá apenas o dia de hoje para tentar corrigir erros de posicionamento da defesa. De acordo com o jornal “O Dia”, Rodrigo Caio será preservado como parte do planejamento feito para seu retorno após tratamento de uma fibrose muscular. Willian Arão e Bruno Viana devem formar a dupla.

Fonte: Extra