A partida entre Sevilla e Fenerbahçe , válida pelas oitavas de final da Europa League , nesta quinta-feira (9), às 17h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ , terá a disputa de dois treinadores com passagens marcantes pelo Brasil. Pelo clube turco estará Jorge Jesus, que venceu cinco títulos pelo Flamengo , enquanto Jorge Sampaoli, que faturou o Mineiro pelo Atlético-MG e encantou pelo belo futebol no Santos , comandará o time espanhol.
No último encontro entre os técnicos, Sampaoli, que treinava o Peixe, aplicou uma goleada por 4 a 0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 . O revés deu fim a uma invencibilidade de 29 partidas da equipe rubro-negra, que havia acabado de vencer os títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Além disso, foi a pior derrota que Jorge Jesus sofreu na passagem pelo Brasil. O português só perdeu quatro partidas enquanto esteve na Gávea: 3 a 0 para o Bahia , 2 a 0 para o Emelec e 1 a 0 para o Liverpool .
Antes do jogo começar, o volante Diego Pituca, do Santos, pediu a noiva Lidiana em casamento no gramado da Vila Belmiro. Com a bola rolando, os gols do duelo foram marcados por Marinho, Sasha e Sánchez (dois).
"Cada jogo com o Sampaoli tinha uma preparação diferente e um esquema diferente. Ele podia até repetir a escalação, mas nunca usava o mesmo posicionamento porque jogava de acordo com o adversário. Engraçado que ele falou com todas as letras: se a gente acreditasse no plano dele iríamos ganhar bem e fazer bastante gols. Ele disse que tinha encontrado alguns defeitos na marcação do Flamengo. E foi o que aconteceu. A gente entrou num ritmo muito mais forte do que eles. Entendo que eles já eram campeões e tinham o Mundial poucos dias depois, mas deu certo", disse Victor Ferraz, ex-lateral do Santos, ao ESPN.com.br .
Com o placar elástico, a torcida santista fez a festa com o resultado e gritou olé por diversas vezes. Além disso, provocou Gabigol, que jogou pela primeira na Vila Belmiro como adversário com a camisa rubro-negra.
Durante a partida, Jorge Jesus, que costumava ser muito enérgico à beira do gramado, ficou bastante quieto. No último jogo antes do Mundial, os jogadores rubro-negro estavam apáticos.
"Até eu estava diferente, veja lá (risos). Não estava com tanta adrenalina, mas é que estou um pouquinho gripado", disse na coletiva após o duelo.
Curiosamente, três jogadores daquela partida estão no elenco do Fenerbahçe atualmente: os zagueiros Luan Peres e Gustavo Henrique, que defendiam o Santos, e o volante William Arão, que jogava pelo Flamengo.
O que aconteceu com Sampaoli e Jesus?
Após a partida, o Santos ficou na segunda posição do Brasileiro, mas viu o técnico Jorge Sampaoli deixar a Vila Belmiro logo em seguida após inúmeros desgastes com a diretoria.
O argentino em 2020 mudou-se para o Atlético-MG, pelo qual venceu o Campeonato Mineiro e terminou na terceira posição do Brasileiro. No entanto, deixou o Galo no começo do ano seguinte para assumir o Olympique de Marselha.
Na equipe francesa, ele ficou uma temporada e meia, sendo vice-campeão da Ligue One, atrás apenas do poderoso PSG. Recebeu vários reforços, como o meia Gerson e o zagueiro Luan Peres, mas se desentendeu com a diretoria - por não ter seus pedidos aceitos - e deixou a equipe no meio do ano passado.
Ele ficou seis meses desempregado até assumir o Sevilla, que luta contra o rebaixamento em LaLiga e caiu na fase de grupos da Champions League. No entanto, segue vivo na Europa League.
Após a goleada para o Santos, Jesus levou o Flamengo ao vice do Mundial de Clubes de 2019, sendo derrotado pelo Liverpool na final. Ele ficou na Gávea até o fim do Carioca de 2020, quando foi campeão e resolveu voltar ao Benfica, clube no qual fez muito sucesso no passado.
No entanto, Jesus não foi bem sucedido na segunda passagem pelo Estádio da Luz e acabou demitido em 2021 após brigar com parte do elenco encarnado. Depois da saída viu seu nome ser especulado diversas vezes no Flamengo, mas nunca mais retornou.
No meio do ano passado, assumiu o Fenerbahçe e briga pelos títulos do Turco e da Liga Europa. Atualmente, ele vive um período de turbulência depois de perder o clássico e ver o arquirrival Galatasaray abrir 6 pontos na liderança do Turco.
Onde assistir Sevilla x Fenerbahçe?
Sevilla x Fenerbahçe, nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), válido pelas oitavas de final da Europa League, terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .