Dois dos clubes mais vitoriosos e tradicionais do futebol brasileiro, Flamengo e Cruzeiro tem uma grande rivalidade entre eles, algo normal para equipes que já decidiram alguns títulos, entre eles a Copa do Brasil em duas oportunidades, em 2003 e 2017. Porém, a pensar pelo início do atual ano, 2019 deve causar uma verdadeira ebulição na relação entre os times.

Isso porque os clubes estão protagonizando algumas grandes disputas no mercado da bola. Além de jogadores como Gabigol, Dodô, Bruno Henrique e Luan, que foram cotados nas duas equipes, o rubro-negro não esconde de ninguém que gostaria de contar com dois dos destaques da equipe mineira: o zagueiro Dedé e o meia Arrascaeta, inclusive já fazendo propostas oficiais pelos dois.

E essa "cobiça" do Flamengo para cima de seus atletas não está deixando a diretoria do Cruzeiro nada feliz. Nesta quinta-feira, o vice-presidente do clube, Itair Machado, concedeu uma entrevista e se mostrou bastante insatisfeito com a postura do rival.

"O Cruzeiro tem comando. Ninguém vai chegar aqui e tirar o jogador do Cruzeiro sem que o Cruzeiro tenha interesse na proposta", disse ele, que admitiu, porém, que Arrascaeta ficou balançado com a proposta. "Ele veio, participou da reunião, quase não falou nada, que é normal dele. Mas o que balança o atleta é que ele ganha X no Cruzeiro, é o terceiro maior salário entre os jogadores, e, segundo o procurador, a proposta salarial do Flamengo é três vezes maior".

Um dia antes, o foco do clube carioca estava em Dedé e o grupo DIS, detentor de grande parte dos direitos econômicos do zagueiro, inclusive fez um "lobby" para que ele trocasse o Cruzeiro pelo Flamengo, mas ressaltou que o "desejo do atleta está acima de tudo" e ele preferiu seguir em Belo Horizonte.

Enquanto isso, os outros jogadores cotados tanto em Cruzeiro como em Flamengo provavelmente não defenderão nenhum dos dois em 2019. Luan, por exemplo. O jogador do Grêmio já teve seu nome ventilado no clube carioca, que perdeu Lucas Paquetá para o Milan. Além disso, por pouco não foi trocado com Thiago Neves. A tendência é que continue no Grêmio. Bruno Henrique viveu situação parecida. Flamengo e Cruzeiro manifestaram interesse público em seu futebol, mas ele já se reapresentou ao Santos e é provável que continue, já que Jorge Sampaoli já declaro uque gostaria de contar com ele na temporada que se inicia em breve.

Já os casos de Gabigol e Dodô são um pouco diferente. Os dois pertencem a clubes italiano e muito provavelmente não continuarão em suas equipes. O problema é que os dois custam caro, dificultando o acerto com qualquer clube brasileiro. Caso isso aconteça, é bastante provável que eles apareçam ou em Flamengo ou em Cruzeiro.