O Flamengo teve caras novas no treino do elenco profissional nesta quinta-feira. O atacante Thiago Fernandes, contratado ao Náutico ainda no fim de 2019, trabalhou com o grupo principal. Ele voltou ao clube em novembro, após período de empréstimo no clube pernambucano, e vem se destacando no sub-20.
Além de Thiago, o volante Richard Rios também participou das atividades comandadas pelo técnico Rogério Ceni. No entanto, a tendência é de que retornem ao sub-20 nos próximos dias para seguir com a programação da categoria.
Thiago teve uma temporada curiosa: ao se destacar na Série C pelo Náutico em 2019, foi comprado pelo Flamengo por cerca de R$ 7 milhões. No início, porém, demorou a se integrar devido a problemas físicos e burocráticos. Acabou voltando por empréstimo ao Náutico, onde não repetiu o bom desempenho: 16 jogos, um gol e duas assistências.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/U/M/CQlviyQf23Dr2DSD7S6w/whatsapp-image-2020-12-10-at-19.03.45.jpeg)
Thiago Fernandes comemora gol pelo Flamengo contra o Botafogo — Foto: Marcelo Cortes / CRF
Retorno ao Flamengo
Em novembro, o Flamengo solicitou o retorno do jogador para reforçar o sub-20 . O recomeço funcionou de imediato: em quatro gols, Thiago marcou quatro gols, tornando-se um dos destaques da categoria.
- Desde que voltei para o Flamengo, mesmo sendo para o sub-20, tenho procurado fazer o meu melhor nos treinos, para chamar a atenção do Mauricinho e poder ser bem aproveitado. No início do ano tive alguns problemas de lesão e também com a documentação e não pude jogar, então agradeço demais ao Flamengo pela confiança no meu trabalho e pelo meu retorno. Agora graças a Deus estou muito bem, jogando, fazendo gols e tentando ajudar a equipe da melhor maneira nos jogos e nos treinos. Só tenho que agradecer a Deus por voltar a fazer gols e a me sentir útil novamente. Hoje me sinto muito mais maduro e preparado para dar o retorno que o Flamengo espera de mim - disse o jogador.
Segundo o vice-presidente de base do Flamengo, Vitor Zanelli, o retorno de Thiago foi uma decisão estratégica do clube, que queria reforçar o elenco do sub-20 e também dar mais opções ao profissional. O dirigente lembrou que outros meninos foram promovidos e deram bom resultado, como Gabriel Noga, Natan e Ramon.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/T/5/rI57cERcqI2DtWvsymDQ/whatsapp-image-2020-12-10-at-19.03.45-1-.jpeg)
Thiago se destacou no clássico pelo Sub-20 — Foto: Marcelo Cortes / CRF
- Nosso trabalho é muito alinhado com o profissional. Ele estando aqui já está à disposição e está sendo trabalhado como todos os outros que tiveram oportunidade de participar do profissional e acredito que corresponderam, por causa de todo o trabalho que vem sendo feito há um bom tempo com todos eles.
A tendência, porém, é que Thiago continue seu desenvolvimento no sub-20. A ideia é que ele consiga evoluir outros aspectos de seu jogo.
- O atleta estando aqui com a gente vai ter uma proximidade muito grande com toda a nossa estrutura profissional. Ele ganha muito em matéria de jogo, de minutagem, porque a gente garante que ele vai ter esse desenvolvimento dentro do perfil Flamengo de jogo, que é o que a gente está trabalhando com ele. Não só aprimoramento físico e técnico, mas também tático, a nível do que o Flamengo pensa no comportamento dele dentro de campo - completou Zanelli.