De titular absoluto a 4ª opção: Léo Duarte vive gangorra de emoções no Flamengo

Juan foi um dos três jogadores que fizeram dupla com Léo Duarte (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Juan foi um dos três jogadores que fizeram dupla com Léo Duarte (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

por Larissa Ramos

Ele era apenas uma promessa no início da temporada. Última opção no banco de reservas, Léo Duarte viu a titularidade absoluta bater à sua porta de forma muito rápida. A mesma rapidez que o tirou novamente do foco e pode fazer com que o zagueiro retorne ao anonimato de janeiro.

O EI QUER TE CONHECER MELHOR! Clique aqui, entre para o nosso time e ainda GANHE uma vantagem no final

No início do ano, o Flamengo começou sua saga a zagueiros: trouxe Juan e Antônio Carlos. Já conhecido pelos rubro-negros, o primeiro nome citado se tornou titular absoluto ao lado de Wallace. César Martins era o reserva imediato para qualquer um dos dois e o jovem Léo Duarte, que subiu para o time profissional logo após a Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputou espaço com o, na época, recém-chegado Antônio Carlos, para ser a 4ª opção. E assim ficou.

Fora do campo, o Rubro-Negro correu atrás de mais zagueiros para compor o elenco. E, se já não bastasse a escassez de defensores no mercado, o time da Gávea perdeu Wallace, até então titular, e César Martins, que foi liberado porque o contrato estava no fim e não seria mais aproveitado por Muricy Ramalho.

Com tudo isso, quem ganhou, pelo menos por um tempo, foi Léo Duarte. O jovem defensor virou titular do Rubro-Negro ao lado de Juan e, logo em seguida, sua dupla virou o César Martins, reintegrado por conta da lesão do camisa 4. Em atuação, César durou apenas três jogos, sendo expulso contra o Palmeiras, no dia cinco de junho.

Rafael Vaz e Réver chegaram e já formaram a dupla titular do último jogo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Rafael Vaz e Réver chegaram e já formaram a dupla titular do último jogo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Após todos os acontecimentos, o Fla se viu sem zagueiros e voltou ao mercado. Com contrato com o Vasco no fim, Rafael Vaz foi o primeiro nome a chegar no Rubro-Negro para a posição e foi mais um parceiro de Léo Duarte. Porém, contra o Figueirense, no domingo (12), pode ter sido o último jogo do garoto como titular. Tudo isso porque o Flamengo foi novamente à procura de reforços e trouxe Réver, do Internacional. Os dois recém-chegados já foram titulares na partida da última quarta-feira (15), contra o Cruzeiro.

No fim das contas, Léo Duarte, que teve alguns jogos como titular, se tornará a 4ª opção do técnico, até o momento, Zé Ricardo. O Flamengo agora conta com Rafael Vaz, Réver e Juan, que ainda se recupera de lesão. Além disso, a diretoria rubro-negra busca por mais nomes para a posição, o que faria o jovem cair mais uma opção de reserva.

Por enquanto na reserva, Léo Duarte e seus companheiros voltam a campo no domingo (19). A partida contra o São Paulo está marcada para às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

A cobertura completa de tudo sobre o futebol brasileiro você acompanha nos canais Esporte Interativo.

Rivellino, sobre desabafo de Neymar: “Eu me senti um babaca!”

Fonte: Esporte Interativo