De Ronaldinho a Vinicius Jr: Fla e Emelec travam duelo de boas histórias

O torcedor rubro-negro lembra bem de Vinicius Junior pedalando, driblando e marcando dois golaços contra o Emelec, na  Libertadores de 2018. É o mesmo torcedor que gostaria de esquecer a derrota para os equatorianos em 2012, que deu chance matemática para a equipe de Ronaldinho Gaúcho, Vagner Love e companhia ser eliminada na primeira fase. Adversários nesta quarta-feira, Flamengo e Emelec não é um duelo marcado por rivalidade, mas por boas histórias.

LEIA MAIS: Jesus estreia na 'Champions Latina' contra o Emelec

Os equatorianos não chegam a ser uma pedra no sapato rubro-negro, mas se tornou um rival constante em competições internacionais. Poucos clubes enfrentaram o Flamengo tantas vezes quanto eles, que tem mais dois duelos agendados — nesta quarta-feira, em Guayaquil, e no dia 31, no Maracanã. Desde 2012, quando se enfrentaram pela primeira vez, somarão oito duelos em quatro edições diferentes.

Brazil's Flamengo's Ronaldinho, right, and Ecuador's Emelec's Antonio Morante vie for the ball during a Copa Libertadores soccer match in Guayaquil, Ecuador, Wednesday, April 4, 2012. (AP Photo/Dolores Ochoa) Foto: Dolores Ochoa / AP
Brazil's Flamengo's Ronaldinho, right, and Ecuador's Emelec's Antonio Morante vie for the ball during a Copa Libertadores soccer match in Guayaquil, Ecuador, Wednesday, April 4, 2012. (AP Photo/Dolores Ochoa) Foto: Dolores Ochoa / AP

Libertadores de 2012

O primeiro duelo, na fase de grupos da Libertadores de 2012, foi marcado por vaias mesmo com a vitória. Apesar do 1 a 0, no Nilton Santos, que valeu a liderança do grupo 2, a torcida rubro-negra começou a perder a paciência com a irregularidade da equipe e com os erros de Ronaldinho Gaúcho, que foi vaiado em boa parte do segundo tempo.

LEIA TAMBÉM: Fla pode montar defesa com base convocada por Tite

Na partida de volta, os erros foram os mesmos dos últimos jogos: displicente e retrancado, o Flamengo não conseguiu segurar uma vantagem construída no primeiro tempo e foi castigado no fim. Com dois gols nos últimos oito minutos, o Emelec conseguiu uma vitória de virada por 3 a 2 e deixou a equipe carioca em situação delicadíssima. O resultado foi o caminho para a eliminação que aconteceria na rodada seguinte — com os equatorianos vencendo o Olimpia.

02/04/2014 partida contra o Emelec, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores, realizada no Estádio George Capwell, em Guayaquil, Equador. Flamengo.
Foto : Alexandre Vidal - Fla Imagem Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
02/04/2014 partida contra o Emelec, válida pela fase de grupos da Copa Libertadores, realizada no Estádio George Capwell, em Guayaquil, Equador. Flamengo. Foto : Alexandre Vidal - Fla Imagem Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Libertadores de 2014

Tudo parecia caminhar bem naquela Libertadores. O Flamengo venceu o Emelec por 3 a 1, com direito a um golaço de falta de Elano e show de Hernane, que viu a torcida gritar pela sua permanência. No final, caminhos diferentes: o Brocador foi para a Arábia Saudita, e o Flamengo não confirmou a classificação que parecia tranquila.

VEJA AINDA: Jesus quer mais reforços: 'Pedi um que não chegou'

Ao contrário das outras partidas fora de casa, o jogo de volta contra o Emelec foi com vitória naquela Libertadores. Alecsandro abriu o placar logo cedo, de pênalti, e Paulinho, aos 47 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória por 2 a 1. Com os três pontos, a equipe só precisava vencer o León, no Maracanã, para garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores... Bom, não é preciso citar o que aconteceu.

ES Rio de Janeiro (RJ) 16/05/2018 - TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2018 - Flamengo X Emelec. Local: Arena Maracanã. Foto Marcelo Theobald / Agência O Globo. Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
ES Rio de Janeiro (RJ) 16/05/2018 - TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2018 - Flamengo X Emelec. Local: Arena Maracanã. Foto Marcelo Theobald / Agência O Globo. Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

Libertadores de 2018

Vinícius Júnior fez, em Guayaquil, a sua melhor partida como profissional do Flamengo. Mesmo entrando apenas aos 21 minutos do segundo tempo, o jovem atacante, de apenas 17 anos, fez a diferença e levou o rubro-negro à primeira vitória em dois jogos naquela Libertadores: 2 a 1, de virada, sobre o Emelec, no Equador.

PAULO CÉZAR CAJU: Cansei de esperar o Brasil mudar

No jogo de volta, a torcida rubro-negra pôde ir ao Maracanã nesta Libertadores pela primeira vez — o clube estava punido pela Conmebol pela confusão na final da Copa do Sul-Americana de 2017. Dentro de campo, comandado por Éverton Ribeiro em noite inspirada, o Flamengo venceu o Emelec por 2 a 0 e garantiu a classificação antecipada para a fase de mata-mata. Há três Libertadores que o rubro-negro não chegava ao estágio eliminatório.

Fonte: O Globo
publicidade
publicidade