Com só 21 anos, Wesley já pode dizer que viveu um pouco de tudo no Flamengo : início promissor, gols, assistências, títulos, má fase, polêmica extracampo, alvo da torcida, propostas da Europa, negociação para sair, volta por cima e, mais recentemente, 100 jogos.
O lateral-direito poderia estar neste momento jogando na Itália. Em agosto, com o jovem em baixa, o Flamengo aceitou uma proposta da Atalanta de 20 milhões de euros (R$ 120 milhões) , sendo 16 milhões de euros (R$ 96 milhões) fixos e o restante em bônus por metas. Mas por uma questão de prazo (o Rubro-Negro só queria liberar o jogador após as oitavas de final da Libertadores), o clube italiano se irritou e desistiu do negócio .
Wesley ficou no Rio de Janeiro e deu a volta por cima no Flamengo com Filipe Luís. É bem verdade que, mesmo no período de baixa, o lateral sempre teve prestígio internamente. No início do ano, quando havia três jogadores da posição, o clube optou por negociar o também prata da casa Matheuzinho, vendido ao Corinthians, confiando no potencial do jovem que permaneceu.
- A gente, como sempre contou, conta muito com o Wesley. Atleta que nos ajudou e vai continuar ajudando muito, tem potencial enorme. A gente acha que é um atleta que no futuro vai fazer parte da seleção brasileira e vai ajudar demais o Flamengo - declarou na época o diretor executivo de futebol do Flamengo , Bruno Spindel.
Até por ser um lateral mais ofensivo do que defensivo, ele teve dificuldades de se firmar sob o comando de Tite e acabou preterido por Varela, que tinha mais poder de marcação. Mas com Filipe Luís Wesley virou titular absoluto e na última semana atingiu 100 jogos com a camisa rubro-negra no Fla-Flu. Na partida seguinte, a classificação para a final da Copa do Brasil foi como um presente pela marca.
Com a expulsão de Bruno Henrique ainda no primeiro tempo da semifinal, Filipe Luís mudou o esquema, fez linha de cinco na defesa e deixou o time sem atacantes, mas dando liberdade aos laterais. Cheio de personalidade, Wesley foi a principal válvula de escape do time e depois alfinetou o ex-companheiro Matheuzinho , que durante a semana disse que o Flamengo encontraria um "clima hostil" na Neo Química Arena:
- Desse clima hostil que a gente gosta. Classificados. Vamo bora (sic). Aqui é Flamengo , c*** - falou Wesley, que na segunda-feira seguiu provocando e postou a foto abaixo nas redes sociais:
O lateral soma dois gols, três assistências e três títulos em 101 jogos como profissional. Após ser campeão como reserva da Copa do Brasil e da Libertadores em 2022, e do Carioca 2024, Wesley busca na final contra o Atlético-MG a sua primeira conquista como um dos protagonistas. Recentemente, ele contratou um fisioterapeuta particular e também uma analista de desempenho para atacar deficiências e potencializar suas principais virtudes .
Wesley ainda não concretizou a previsão interna do Flamengo de chegar à seleção brasileira, mas já foi apontado como um dos laterais mais promissores do mundo pelo Observatório do Futebol (CIES Football). No início do Campeonato Brasileiro, o instituto o citou como o atleta com melhor índice de atuações entre os jogadores sub-23 de todas as posições. Com a moral recuperada e elogios da arquibancada, nas redes sociais já tem aquela famosa "fila para pedir desculpas" para ele.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv