Nesta terça-feira, o Flamengo anunciou a tão aguardada contratação de Filipe Luís com uma foto do jovem lateral-esquerdo de camisa rubro-negra . O próprio jogador publicou a imagem em suas redes sociais com a legenda: "Sentimento que passa de pai para filho, de vô para neto".
A fotografia, que já rodou o mundo, traz o pequeno Filipe ao lado do avô, Ivo Stinghen, que faleceu há cinco anos. Ele era pai da Dona Sueli, mãe do lateral. A camisa, seu primeiro manto, foi um presente do tio Pedro, também já falecido, e virou uma espécie de "segunda pele". A família rubro-negra é de onde o jovem herdou o amor pelo clube mesmo a 1.000 km de distância do Rio.
– A foto é da Primeira Comunhão dele. Ganhou a camisa de um tio, que era casado com a minha irmã, e ficou tão feliz que tirou a roupa da comunhão e vestiu. Ele tinha de 9 para 10 anos nessa foto, e essa camisa aí ele usou sempre, até acabar (risos). A família da minha mulher toda é flamenguista. Alguns da minha família também são, mas a da minha esposa é muito grande e fanática demais. Meu filho andava com todos eles e virou Flamengo – conta o pai, Seu Moisés.
Filipe era muito próximo do avô, que morava na mesma cidade e frequentava a casa dele aos finais de semana em Jaraguá do Sul, no interior de Santa Catarina. Apesar de estar há 14 anos na Europa, o lateral deu um jeito de volta e estar presente no hospital nos últimos momentos de Seu Ivo. Católico, Moisés crê na vida após a morte e se emociona ao imaginar a reação de seu sogro:
– Eles eram muito amigos, foi um avô que se dava bem com o neto. A gente é católico, acredita muito na espiritualidade. Tenho uma fé cega de que "os que se vão não se vão". Para um avô, e hoje eu sou avô também, nós somos doentes pelos netos. Imagina como ele deve se sentir? Não conseguiria nem descrever – disse o pai, que é torcedor do Santos desde a infância por causa do Pelé, mas não esconde a admiração por Zico e admite "virar a casaca":
– Eu nem me lembro mais que era santista depois que o Filipe começou a negociar com o Flamengo (risos). Não sou muito fanático, mas sempre acompanhei, e acho o Zico um fenômeno, um ser humano espetacular.
Torcedores do Fla na casa de Filipe Luís
A relação Filipe Luís e Flamengo é tão próxima que até receber torcedores do clube em casa ele recebe. Não é exatamente onde ele ou seus pais moram, mas em um imóvel do lateral que virou a sede do consulado rubro-negro "Flanáticos", em Jaraguá do Sul. Moisés explicou como aconteceu:
– Aqui na minha cidade deve ter um dos maiores índices de flamenguistas. Quando o Flamengo ganha um título, tem até desfile de carro. E tem um consulado do Flamengo inclusive em um imóvel que é do Filipe. Queríamos na época desmanchar para construir outra coisa, mas eles apareceram pedindo para alugar e já estão há dois anos lá. Todo jogo junta um monte de gente para assistir.
O pai de Filipe Luís se mostra espantado com o tamanho da torcida do Flamengo e disse estar acompanhando o carinho que o filho vem recebendo nas redes sociais:
– Esses dias estava fazendo a conta. A Espanha tem 40 milhões de habitantes, com 5 milhões de torcedores do Atlético de Madrid, e a gente acha enorme. Aqui são 40 milhões de torcedores de um time só, a proporção é muito grade. Já vejo esse calor que a torcida passa pelos comentários no Twitter. É incomparável.
Filho feliz e pais no Maracanã
A negociação foi longa, mas a família ficou feliz em ter Filipe mais perto depois de 14 anos na Europa. Porém, Seu Moisés garante não ter tomado partido durante as tratativas e ter deixado com o filho a escolha. Em contato todos os dias, o pai diz que percebeu ele feliz com o acerto:
– Conversamos todos os dias. De nenhuma maneira gosto de pressioná-lo para nada. Falo para ele o quanto é importante ser querido. Uma das coisas que ele respeita é quando as pessoas querem ele. Não adianta ir a um local onde não se é querido. o Flamengo queria ele, e ele também queria o Flamengo. Ele está decidido, percebo que ele está feliz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/B/2/t55bsZRvadhhv8A9ynyw/10755882-1515129195405833-1696343390-n.jpg)
No Flamengo, Filipe Luís vai reencontrar o amigo que "considera irmão", Diego — Foto: Divulgação
Moisés e Sueli ainda não sabem se irão acompanhar a estreia do filho no Flamengo do estádio. O pai confessa preferir acompanhar os jogos pela televisão, mas já esteve no Maracanã três vezes – um Flamengo x Grêmio com Ronaldinho Gaúcho e as finais da Copa das Confederações de 2013 e Copa América de 2019. Mas ele promete voltar em breve:
– Não sei se vou pessoalmente ou se verei pela TV. Não sou muito de ir a todos os jogos, prefiro televisão, fico menos nervoso (risos). Desde o dia que ele começou a jogar até hoje o pai sofre, fica nervoso, mas vai ser emocionante. Vou conciliar minhas viagens a trabalho com uma passada aí, fazer conexão. Estou programando para ir mais vezes, tanto para jogos como para ver a família.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/6/F/a6LfIFRY6X4jexYLjBzg/globoesporte-2.png)
— Foto: Divulgação