Ainda vivo nas três competições restantes da temporada, o Flamengo parece ter definido sua prioridade. De olho na decisão de quinta-feira pela Libertadores, contra o Peñarol-URU, Tite resolveu poupar os titulares contra o Grêmio, hoje, às 18h30h, na Arena do Grêmio, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
- Tricampeão brasileiro e homenagem a jacaré: Conheça Coritiba Crocodiles, time que sofreu acidente de ônibus no Rio
- Intercontinental x Mundial de Clubes: veja datas, classificados, sedes e saiba diferença entre dois torneios
Com a escassez de opções, diante do cenário de muitas contusões do elenco, o treinador do rubro-negro precisou quebrar a cabeça para montar o time do próximo desafio.
Após a derrota por 1 a 0 para o Peñarol, no Maracanã, o Flamengo se complicou nas quartas de final da Libertadores. Precisando vencer na semana que vem, em Montevidéu, diretoria e comissão técnica optaram por manter 13 jogadores já em preparação para a decisão no Uruguai. Além do time inteiro que iniciou a última partida, Léo Ortiz e Gabigol, que se recupera de uma fibrose na coxa direita, também não se juntaram a delegação que foi a Porto Alegre.
O discurso do rubro-negro sobre as pretensões para o ano foi sempre o mesmo: poupar jogadores apenas quando não estiverem em condições físicas e fazer o máximo para conquistar as três grandes competições — Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Entretanto, a decisão por sequer levar os titulares para o duelo com o Grêmio é uma clara demonstração de qual é a grande prioridade do clube.
Uma possível derrota hoje deixa o Flamengo ainda mais longe do sonho de conquistar o Brasileiro. O desempenho recente na competição não anima muito também o torcedor: nas últimas cinco rodadas, o time venceu apenas um jogo, contra o Bragantino.
A queda de rendimento da equipe de Tite é ainda maior fora de casa. Depois de alcançar o melhor aproveitamento como visitante nas 19 primeiras rodadas, com 67%, o Flamengo ainda busca conquistar os primeiros pontos longe do Maracanã no segundo turno. Nas três partidas que disputou, saiu derrotado em todas, tendo sofrido sete gols e marcado apenas dois.
Problemas nas pontas
Mesmo com a chegada de quatro reforços de peso na janela de transferências do meio do ano, o comandante rubro-negro não tem muitas opções à disposição no banco de reservas.
Os pontas, fundamentais no esquema de Tite, se tornaram a grande carência do elenco. Com Everton Cebolinha fora até o fim da temporada, e Michael e Luiz Araújo por pelo menos um mês, as únicas opções são Plata e Bruno Henrique. Com a grave lesão de Pedro, que rompeu o ligamento do joelho esquerdo, o camisa 27 tornou-se o seu substituto imediato.
Sem nenhum deles para enfrentar o Grêmio, o treinador vai reeditar a dupla da base com Lorran e Matheus Gonçalves. Os dois tiveram poucas oportunidades ao longo da temporada, e precisam mostrar serviço para conquistar a confiança de Tite.
Veja provável escalação do Flamengo:
Matheus Cunha, Wesley, David Luiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo, Matheus Gonçalves, Alcaraz, Lorran e Carlinhos.
No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho, suspenso, não estará à beira do campo.