O Flamengo só depende de si para repetir 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019 e ser campeão brasileiro. Restam duas rodadas, sendo a próxima considerada uma "final" contra o Internacional, já que o Rubro-Negro pode assumir a liderança, se vencer, ou perder o título para o Colorado, caso perca. E, para evitar a segunda opção, Hugo Souza terá uma missão essencial nesta que pode ser considerada a primeira decisão do jovem pelo Rubro-Negro.
A primeira decisão pelos profissionais, diga-se, já que Hugo, pelo sub-20, foi campeão nacional em 2019. Agora a missão é de "gente grande". E o camisa 45, no auge de seu 1,96m, tem dado conta da responsabilidade que é assumir a vaga de Diego Alves, fazendo valer a sua altura e, principalmente, o seu talento.
Por falar em Diego Alves, o goleiro titular, que só atuou em dez partidas neste Brasileirão, seguirá como ausência por conta de uma
lesão muscular na coxa esquerda
. Ainda sem saber se jogará na última rodada da competição, ele não se recuperou a tempo para o duelo diante do Inter. Portanto, Rogério Ceni já sabe que o camisa 1 será baixa pela quarta partida consecutiva.
DE OLHO EM RECORDE E NO SONHO
Assim, Hugo Souza irá para mais um jogo como titular, mais precisamente o 23º - de 25, ao todo - na temporada.
Os dois seguintes, caso Hugo também jogue a última rodada, podem torná-lo protagonista do seguinte recorde no Flamengo: o goleiro mais jovem a ganhar o Brasileiro como titular do clube
.
+ Gols, passes, posse, desarmes, faltas... A 'final' entre Fla e Inter em números
Hugo tem 22 anos e superaria Raul (que tinha 36 anos no primeiro título, em 1980), Zé Carlos (25 anos em 1987), Gilmar (33 anos em 1992), Bruno (25 anos em 2009) e Diego Alves (34 anos em 2019).
Conhecido como Neneca, o jovem arqueiro pode ficar marcado na história de forma significativa, não só pelo título e o consequente recorde citado acima, mas também por quase ter deixado o clube.
Em setembro de 2020, por exemplo, um dos empresários de Hugo (André Bahia) chegou a dizer que o Fla não tinha projeto para o então quarto goleiro do elenco profissional.
Hoje, a dois passos de um feito memorável, Hugo Souza não esconde o sonho:
- A distância encurtou e só dependemos da gente. É continuar entrando em campo e fazer o nosso melhor, porque é difícil segurar a gente se conseguirmos isso. A gente precisa ser decisivo nas horas que o time precisa. Estamos firmes e estamos fortes - disse, recentemente, antes de postar:
- Seguimos em busca do nosso sonho, lutaremos até o final! Isso aqui é Flamengo!
'FINAL' JÁ É AMANHÃ
Fla e Inter se enfrentam às 16h deste domingo, no Maracanã, pela 37ª rodada.
+ Falta pouco! Confira e simule a tabela do Brasileirão
Líder do Campeonato Brasileiro, o Inter conquista o título em caso de vitória. Empate ou vitória do Flamengo deixam a decisão para a última rodada, na qual o Rubro-Negro encara o São Paulo, no Morumbi, enquanto o Colorado recebe o Corinthians, no Beira-Rio.

Hugo Souza é o substituto imediato de Diego Alves, lesionado e sem previsão de voltar (Foto: Alexandre Vidal/CRF)