Caiu uma das grandes invencibilidades caseiras que perdurava na Libertadores. Nesta quinta-feira, o Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Peñarol, no Maracanã, na ida das quartas de final, e viu se encerrar uma sequência de 28 jogos. Curiosamente, o último revés da equipe carioca em seus domínios nesta competição havia sido para a mesma equipe uruguaia, na fase de grupos da edição de 2019.
Naquele 3 de abril, o atacante Lucas Viatri foi o responsável por fazer de cabeça o gol da vitória do Peñarol, já nos acréscimos do segundo tempo. Cinco anos e cinco meses depois, Javier Cabrera foi o algoz da vez, marcando logo no início da primeira etapa.
Desde então, o Flamengo emplacou uma sequência impressionante como mandante, com um total de 28 jogos invictos, sendo 25 vitórias e três empates. Além disso, o campeão das edições de 2019 e 2022 tinha 17 triunfos seguidos no Rio de Janeiro.
Graças a uma partida estéril, o rubro-negro agora se vê em maus lençóis na Libertadores, precisando vencer no estádio Campeón Del Siglo, caso queira seguir na busca pelo tetracampeonato. O jogo da volta será na próxima quinta-feira (26), às 19h.
O Peñarol pode até empatar, que seguirá às semifinais da Libertadores. Em caso de vitória do Flamengo por um gol de diferença, a vaga será decidida nos pênaltis. Triunfo por dois gols ou mais dá a vaga aos brasileiros.