O "caso De La Cruz " segue dando o que falar nos bastidores do Flamengo . Em meio à confusão causada pelo vazamento da mensagem de áudio do médico José Luiz Runco sobre a condição clínica do uruguaio, foi ventilada a possibilidade do atleta processar o doutor . Mas será que isso é possível pela legislação esportiva brasileira?
De acordo com Talita Garcez, sócia do escritório Garcez Advogados e Associados e com mais de uma década de experiência na área, o caso pode ser visto como uma "violação ética" por "quebra de sigilo profissional"
"As informações confidenciais do paciente, obtidas no exercício da profissão, devem ser mantidas em sigilo, e o compartilhamento, ainda que em grupos de WhatsApp , configura quebra de sigilo profissional e consequentemente constitui uma violação ética", salientou.
Segundo a advogada, De La Cruz pode buscar uma sansão ética a Runco através do CRM (Conselho Regional de Medicina), além de uma ação judicial contra o médico para reparar danos morais e materiais sofridos.
"Não há dúvidas que a imagem do atleta fica prejudicada com a exposição de informações não autorizadas sobre eventual prejuízo da sua condição física ou estado de saúde, uma vez em que o exercício da sua profissão é intrinsicamente ligado a estas condições", explicou.
Na mensagem enviada a um grupo de WhatsApp e vazada nas redes, Runco afirmou que o uruguaio tem "uma lesão crônica e irreparável no joelho direito" e também uma "lesão no joelho esquerdo".
"Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto a venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo", completou o médico.
Posteriormente, De La Cruz emitiu posicionamento pelas redes sociais , enquanto o Flamengo soltou comunicado para tentar acalmar o ambiente e "abafar" a crise nos bastidores.
Estafe de De La Cruz cobra o Flamengo
Em contato com o ESPN.com.br , o estafe de De La Cruz informou que cobrará respostas do Flamengo.
O grupo que cuida da carreira do uruguaio prometeu um tom forte na tentativa de entender se a mensagem se trata de uma opinião pessoal de Runco ou se corresponde à avaliação do departamento de futebol do clube.
O estafe do meia disse ter recebido com muita estranheza o comportamento de um médico que já chefiou a mesma área da seleção brasileira.
Eles alegaram que De La Cruz não tem qualquer lesão no momento, reforçaram uma média de quase 50 jogos disputados por temporadas nos últimos cinco anos e não descartaram uma cobrança legal na Justiça de possíveis danos à imagem do jogador pelas mensagens vazadas.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Red Bull Bragantino (F) - 23/07, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (C) - 27/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Atlético-MG (C) - 31/07, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil