Após a amarga derrota para o São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo já mira a Copa do Brasil como oportunidade para virar a página. O Rubro-Negro se reapresenta na tarde desta segunda-feira no Ninho do Urubu, em um dia decisivo para avaliar a disponibilidade de De la Cruz e Cebolinha, ambos titulares, para o confronto contra o Palmeiras no Allianz Parque, que vale uma vaga nas quartas de final do torneio.
Apesar de Tite definir a escalação apenas na terça, o treino desta segunda será crucial para a comissão técnica projetar a lista de relacionados para o jogo de quarta-feira, às 20h (de Brasília). A boa notícia é que De la Cruz e Cebolinha não tiveram lesões detectadas nos exames realizados na última sexta-feira, o que aumenta a esperança de contar com a dupla.
"A gente cuida e não poupa. De la Cruz não tinha condição. Cebola não tem condição. Se eles iniciassem o jogo correriam o risco de machucar e ficar 15, 20 dias fora. Talvez o próprio BH e o Cebola são exemplos disso, de ter necessidade de apressar um pouquinho, tentar uma sequência. Mas temos cuidado de não machucar. Se escalasse, correríamos esse risco", explicou Tite após a derrota para o São Paulo.
De la Cruz, que sentiu dores no joelho direito por causa de uma pancada, é quem tem mais chances de jogar contra o Palmeiras. O uruguaio também lida com incômodos no calcanhar de Aquiles dos dois pés, exigindo atenção especial desde seu retorno da Copa América. Ele foi ausência na vitória contra o Atlético-GO devido a esses problemas.
Já Cebolinha preocupa mais devido ao histórico de problemas musculares em 2024. O atacante pediu substituição no primeiro tempo da vitória sobre o Palmeiras, no jogo de ida da Copa do Brasil, após sentir dor no músculo posterior da coxa direita. Desde então, ele vem se tratando no Rio de Janeiro, e o Flamengo mantém esperanças de que ele esteja apto para a partida decisiva de quarta-feira.
Além da dupla, Viña sentiu dor na coxa esquerda durante a derrota para o São Paulo e começou tratamento com gelo ainda no banco do Morumbi. O lateral-esquerdo será reavaliado na reapresentação desta segunda-feira.