Grande destaque do Flamengo nesse início de Brasileirão , o meia Nicolás de la Cruz assumiu a liderança da Bola de Ouro após a 5ª rodada do Brasileirão no Prêmio ESPN Bola de Prata .

O uruguaio teve uma atuação de destaque no empate contra o Red Bull Bragantino , fora de casa, dando uma excelente assistência para Bruno Henrique .

Neste Brasileirão 2024, De La Cruz tem dois gols e duas assistências. Com 6,74 pontos, o uruguaio ultrapassou Gustavo Scarpa , do Atlético-MG , que tem 6,71 pontos. Nessa 5ª rodada, De La Cruz figurou também na seleção da rodada como um dos melhores meias.

Mas, o clube com mais representantes na seleção da rodada foi o Athletico-PR , que venceu o Vasco por 1 a 0 e assumiu a liderança da competição. O Furacão contou com o zagueiro Kaique Rocha (que voltou também à seleção geral do campeonato), o lateral-esquerdo Esquivel e o volante Erick , o autor do gol.

Entre os destaques individuais, que brilhou foi João Ricardo , do Fortaleza . O goleiro foi o melhor da rodada com 8,26 pontos, tendo também a maior pontuação até aqui no Brasileirão, superando Wesley , do Corinthians , que na rodada passada teve 8,22 pontos.

João Ricardo fez nove defesas contra o Corinthians, na Neo Química Arena (outro recorde nesta edição), sendo duas em situação clara de gol. Após a grande atuação, o goleiro entrou também na seleção geral do Bola de Prata 2024.

Outros destaques dessa 5ª rodada foram o atacante Luciano , que marcou dois gols na vitória do São Paulo sobre o Vitória por 3 a 1, em Salvador, e o jovem Luís Guilherme , do Palmeiras , que pela primeira vez aparece na seleção do Bola de Prata na carreira.

Eduardo Vargas , do Galo, que também fez dois gols, mas no empate contra o Fluminense , está na seleção da rodada pela segunda vez consecutiva.

A seleção da 5ª rodada do prêmio Bola de Prata foi essa: João Ricardo (Fortaleza), Santiago Arias (Bahia), Kaique Rocha (Athletico-PR), Pedro Henrique (RB Bragantino) e Esquivel (Athletico-PR); Erick (Athletico-PR), De la Cruz (Flamengo) e Igor Gomes (Atlético-MG); Eduardo Vargas (Atlético-MG), Luciano (São Paulo) e Luís Guilherme (Palmeiras). Técnico: Rogério Ceni (Bahia).

Já a seleção geral do Bola de Prata contou com quatro mudanças em relação ao time ideal da 4ª rodada. No gol, João Ricardo assumiu a liderança no lugar de Cleiton , do Red Bull Bragantino.

Na zaga, Kaique Rocha , do Athletico-PR, retorna à seleção na vaga de Bastos , do Botafogo. Entre os volantes, Fernando , do Internacional (que teve seu jogo adiado por causa das chuvas em Porto Alegre), perdeu a posição para Marlon Freitas , do Botafogo. Já no ataque, Eduardo Vargas pegou o lugar do companheiro Paulinho , do Atlético-MG.

A seleção do Bola de Prata após a 5ª rodada ficou assim: João Ricardo (Fortaleza), Saravia (Atlético-MG), Kaique Rocha (Athletico-PR), Gustavo Martins (Grêmio) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Marlon Freitas (Botafogo), Gustavo Scarpa (Atlético-MG), De La Cruz (Flamengo) e Canobbio (Athletico-PR); Wesley (Corinthians) e Eduardo Vargas (Atlético-MG). Técnico: Gabriel Milito (Atlético-MG).

O Prêmio ESPN Bola de Prata terá uma novidade em 2024. Diferentemente dos últimos anos, quando a seleção do campeonato era formada no esquema 4-4-2, este ano a seleção dos melhores será mais flexível do meio para frente.

Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante.

Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição. Porém, com o limite máximo de 3 jogador por posição.

Assim, poderemos ter, por exemplo, três volantes, dois meias e um atacante, ou 1 volante, 2 meias e 3 atacantes. A cada rodada, o esquema da seleção poderá variar.

Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN ) + 60% das notas dos jornalistas.