
Santos e Flamengo se enfrentam neste sábado, ás 19h, no Maracanã, para decidirem quem fica com a liderança do Brasileirão no final do primeiro turno. Ao longo da história, as duas equipes protagonizaram grandes duelos, gols históricos e decisões. LANCE! relembra os jogos marcantes entre Rubro-Negro e Peixe.
(Foto: Arquivo Pessoal/Lance!)

Santos e Flamengo protagonizaram um dos jogos mais impressionantes desta década. O Mengão derrotou o Peixe na Vila por 5 a 4, depois de estar perdendo por 3 a 0. Com show de Ronaldinho Gaúcho e Neymar, que fez o gol eleito o mais bonito do mundo na partida, o duelo foi histórico.
(Foto: Divulgação / Santos FC)

Neymar se despediu do Santos na primeira rodada do Brasileirão de 2013, na partida entre Santos e Flamengo, disputada no Mané Garrincha, em Brasília. A partida acabou empatada em 0 a 0 e foi marcada também pela estreia de Gabigol, hoje no Flamengo, como profissional.
(Foto:Reprodução)

Flamengo e Santos se enfrentaram pelo Brasileiro de 2009 em um jogo emocionante. Adriano Imperador abriu o placar para o Fla, que viu Ganso perder dois pênaltis e colaborar para a vitória dos cariocas. O Flamengo foi campeão brasileiro daquela temporada.
(Foto:Ricardo Cassiano/Lancepress!)

O 'duelo internacional' entre Santos e Flamengo aconteceu na primeira fase da Copa Sul-Americana de 2004. O jogo de ida terminou empatado por 0 a 0, na Vila Belmiro. Já na volta, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o empate por 2 a 2 levou a decisão para os pênaltis. Com o goleiro Mauro defendendo pênaltis de Dill e André Bahia, a equipe Alvinegra passou de fase.
Frame/Globo

Flamengo e Santos se cruzaram nas quartas de finais da Copa do Brasil em um embate de equipes que vinham de decisões estaduais. Melhor para o Peixe, que venceu em pleno Maracanã por 4 a 0, com dobradinha de Dodô e Caio. Na Vila, o Santos voltou a vencer, pelo placar de 4 a 2.
(Foto:Reprodução)

Mais um confronto entre as duas equipes em mata-mata. Lidando com um incômodo jejum de 13 anos sem títulos, o Santos encarou o Flamengo pelo Rio-São Paulo de 1997. E o jejum do clube paulista acabou, com vitória por 2 a 1 na Vila e empate em 2 a 2 no Maracanã.
Divulgação

O Flamengo entrou em campo no Maracanã precisando vencer o Santos para chegar à final do Brasileiro de 1992. Com uma equipe aguerrida, os rubro-negros venceram por 3 a 1, graças a Nélio, Gaúcho e Bernardo (contra), enquanto Marcelo Passos descontou para os santistas. O Fla acabou sendo campeão da competição, ao vencer o Botafogo na final.
(Foto: Reprodução)

Os dois finalistas do Brasileirão se reencontraram no ano seguinte na fase de grupos da Copa Libertadores de 1984. E o Flamengo não tomou conhecimento do Santos. Mozer (marcando duas vezes), Lico e Tita decretaram a goleada por 4 a 1 no Maracanã. O gol santista foi de Lino. No Morumbi, em 20 de abril, o Rubro-Negro foi ainda mais avassalador: um sonoro 5 a 0. Bebeto, Mozer e Edmar e Tita (duas vezes) garantiram o triunfo.
Reprodução/Youtube

As equipes se enfrentaram na final do Brasileiro de 1983. Na primeira parida, no Morumbi, vitória do Peixe por 2 a 1, com gols de Pita e Serginho Chulapa. Baltazar descontou. Em um Maracanã com 155 mil pessoas, o Mengão venceu por 3 a 0, com gols de Zico, Leandro e Adílio.
Frame

A maior goleada do confronto entre Santos e Flamengo aconteceu em 1961, pelo torneio Rio-São Paulo. O Santos de Pelé venceu o Mengão por 7 a 1, em pleno Maracanã. Em dia inspirado do Rei do Futebol, ele marcou quatro gols. Pepe, com duas anotações, Dorval e Henrique (Flamengo) completaram o placar.
(Foto:Reprodução)