Desde que o futebol brasileiro foi paralisado por causa da pandemia de coronavírus, os jogadores precisaram se acostumar com uma nova rotina.
Como não podem frequentar as dependências do clube, a recomendação da organização da saúde é para não sair, eles tem utilizado a criatividade pra manterem a forma.
Além disso, precisam se desdobrar para entreterem os filhos, já que as aulas estão suspensas.
O ESPN.com.br conversou com alguns atletas para saber como está o período de resguardo em casa.
Ivan, goleiro da Ponte Preta e da seleção
Ivan, goleiro da Ponte e convocado para a seleção, mostra como mantém a forma em casa
Atleta montou uma pequena série de exercícios, inclusive com bola, para manter a forma durante o coronavírus
“Não tenho academia em casa, mas estou adaptando na medida do possível em casa alguns exercícios passado pelo preparador físico da Ponte. Tenho seguindo o cardápio do nutricionista do clube. Estou em contato via WhatsApp com preparador físico, fisiologista e nutricionista o tempo todo”.
Fabrício Bruno, zagueiro do Red Bull Bragantino
O zagueiro, que permaneceu em Bragança Paulista, se recupera de uma lesão.
“O clube vai ceder alguns equipamentos de academia para fazer uns exercícios. Como estou em fase final de recuperação de lesão eu tenho corrido no condomínio fechado de casas que moro.
Falo com os fisioterapeutas e preparadores diariamente. Eles me passaram uma cartilha de exercícios para fazer nesse período.
Sobre nutrição eu tenho mantido a mesma alimentação saudável dos tempos que jogava. Nada de comer besteira. A nutricionista pediu para mandarmos foto de todas as refeições para ela por watts. Café, almoço, lanche e jantar.
Meus colegas tem treinado em casa de forma forte porque não sabemos quanto tempo ficaremos parados. Temos que nos cuidar. ”
Ronaldo, atacante do Santo André
“A empresa do jogador de futebol é o corpo. Precisamos estar sempre em forma. Eu não tenho como fazer treino de musculação porque academia porque está tudo fechado e estou fazendo apenas treinos funcionais com um personal trainer amigo meu. O treino para manter a força muscular é complicado. Tentaremos adaptar isso para não perder muito.
Eu estou correndo no campo do Seci, em Santo André que é um time de várzea. Mas mantenho contato com o pessoal da preparação física do clube e preciso cuidar da alimentação.
Não tenho saído e meus filhos não tem ido para a escola e só ficam em casa. Então, tenho que inventar muita cosia pra dar conta deles. Não é fácil (risos).”
Wellington, volante do Athletico-PR
Wellington, do Athletico-PR, treina na rua e em 'mini-academia' em casa
Volante mostra como está mantendo a forma durante paralisação do futebol
O volante tem alguns equipamentos de academia em casa e colocou seu filho de seis anos para ajudá-lo nos exercícios.
“Em casa, tenho treinado todos os dias de manhã e também à tarde, para tentar manter o condicionamento físico. Claro que vamos perder um pouco [condicionamento], mas é importante não perder tudo o que adquirimos nestes primeiros meses do ano”, disse, ao site do Athletico.
Arthur, zagueiro do Cruzeiro
"Estou fazendo o que foi recomendado pelo clube, como treinamentos e alimentação.
O preparador físico nos passou treinos para fazermos em casa e estou conseguindo manter uma rotina para não ficar muito sem ritmo.
Tenho um espaço aqui em casa que consigo usar para meus treinos e alguns equipamentos também que me ajudam nisso. Estou com saudades do que mais amo fazer, mas sei que essa fase passará rápido e logo a gente já retorna às atividades normais.”