O Vasco anunciou mais um reforço para a temporada e trouxe o volante Hugo Moura , ex- Athletico-PR . E o jogador de 26 anos é um dos raros casos, sobretudo nos últimos anos, de atletas revelados na base do arquirrival Flamengo que desembarcam em São Januário.
Hugo chegou à base rubro-negra em 2013 e teve uma trajetória de sucesso por lá. Foram dois títulos da Copa São Paulo de Futebol Júnior , em 2016 e 2018 , antes de ser integrado ao profissional. O meio-campista, porém, acabou não tendo uma sequência no time, apesar de ter feito parte do elenco multicampeão com Jorge Jesus em 2019 com títulos da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão .
Entre 2018 e 2021 , foram apenas 31 jogos disputados pelo volante, que registrou um gol e uma assistência. Após a passagem pelo Flamengo, continuou a carreira no Coritiba e, posteriormente, no Furacão. E você se lembra quem foi o último jogador revelado pelo Rubro-Negro a ser contratado pelo Vasco? O ESPN.com.br te lembra agora.
Em outubro de 2020 , quando vivia um momento delicado no Brasileirão daquele ano, onde inclusive acabou rebaixado à Série B , o Cruzmaltino anunciou o lateral direito Léo Matos como reforço. À época com 34 anos, o defensor estava no PAOK , da Grécia, um dos clubes que defendeu na Europa ao longo da carreira, além de Olympique de Marselha , Chornomorets (UCR) e Dnipro (UCR).
Matos surgiu na base do arquirrival em 2002 e, apesar de ter se transferido para o Olympique em 2004 , só disputou o seu primeiro jogo como profissional pelo próprio Flamengo, que o pegou de volta por empréstimo no ano seguinte. Na passagem pela Gávea, o lateral teve um desempenho discreto com apenas 8 jogos e nenhum gol ou assistência.
Como foi a passagem de Léo Matos pelo Vasco
Léo ficou dois anos e meio em São Januário, disputando a Série B de 2021 e 2022 , quando o clube carioca enfim conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro. Logo em seguida, o lateral anunciou a sua aposentadoria. Ao todo foram 89 jogos, com 6 gols marcados e 8 assistências.
Inclusive, uma das principais atuações do lateral com o manto cruzmaltino foi diante do Flamengo. No Campeonato Carioca de 2021, foi um dos melhores em campo na vitória por 3 a 1 sobre o Rubro-Negro, no Maracanã, abrindo o placar logo aos 6 minutos do primeiro tempo.
Em janeiro de 2023 , anunciou a sua aposentadoria dos gramados pelo Vasco, mas permaneceu no clube. Após concluir o curso de Gestão Esportiva e se formar como Executivo de Futebol, assumiu cargo no departamento de futebol do Cruzmaltino, que agora é comandado pela 777 Partners através da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) , e participa da logística dos treinamentos e jogos ao relacionamento com os jogadores.
Ainda no ano passado, Léo Matos também se envolveu em polêmica com um dos ídolos da torcida cruzmaltina: Edmundo . Durante uma live, o "Animal" citou o lateral ao indicar que o meia Nenê , atualmente no Juventude , também poderia ocupar um cargo no departamento de futebol do Vasco.
"Se o Léo (Matos) pode, pode ser qualquer um. Com todo respeito ao Léo, ele não tem história nenhuma com o Vasco", disse Edmundo à época, em trecho da declaração.
Matos, por sua vez, rebateu o ex-jogador do Vasco e ressaltou a sua qualificação para exercer o cargo no clube de São Januário.
"Hoje fui surpreendido com a fala do ex-jogador de futebol Edmundo dizendo que se eu sou dirigente qualquer um pode ser. Passando aqui somente pra te lembrar, Edmundo, que pra trabalhar com futebol profissional, a última coisa que se exige de uma pessoa é que ela seja ídolo do clube.
O profissional em questão precisa primeiramente ter perfil pro cargo, se preparar, ter um QI interessante, ser completamente desprovido de vaidade, ter credibilidade com as pessoas, coisa que todos nós do futebol sabemos que você não tem. Enfim, no meu caso, falo inglês, francês, russo, espanhol, fiz cursos nos últimos dois anos ainda atuando como jogador e fui convidado pelo Paulo pra fazer parte do departamento futebol, ou seja, diferente do que você pensa, não é tão fácil como parece exercer essa função e tantas outras no futebol.
Talvez você com a sua cabeça pequena e boca grande fique difícil de entender, mas é meu dever pelo menos tentar te explicar pra você não cometer o erro novamente de desmerecer e atacar um profissional do futebol.
Edmundo, você foi um dos meus ídolos de infância no futebol juntamente com o Felipe. Ídolo dentro do campo pois fora dele você não é exemplo pra mim e nem pra ninguém. Você fica aí com sua idolatria, eu fico aqui com meus afazeres e vida que segue".
Próximos jogos do Vasco:
-
Red Bull Bragantino (F): 17/04, 19h (de Brasília) - Brasileirão
-
Fluminense (F): 20/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão
-
Criciúma (C): 27/04, 16h (de Brasília) - Brasileirão