Roberto Firmino deu o título do Mundial de Clubes da Fifa ao Liverpool na decisão diante do Flamengo .

Neste sábado, o brasileiro fez o gol que decretou a primeira conquista do torneio na história do clube inglês .

O que Firmino tem em comum com Adriano Gabiru, herói da conquista do Inter em 2006?

A primeira questão é geográfica: ambos nasceram em Maceió, Alagoas. Gabiru em 11 de agosto 1977, hoje com 42 anos; à época da final, tinha 29. Firmino nasceu em 2 de outubro de 1991, ou seja, 28 anos. “Quase” a mesma idade.

A outra curiosidade: enquanto Firmino se tornou o último brasileiro a fazer um gol na final do Mundial de Clubes, Gabiru ainda segue como o último jogador do país a marcar por um time brasileiro na decisão do torneio.

Antes de Firmino, a última vez que um brasileiro fez gol na final do Mundial havia sido em 2013, quando baiano Dante abriu o placar para o Bayern contra o Raja Casablanca . Thiago Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho, anotou 2 a 0 e selou o título alemão.

| É DE FIRMINO! Torcida do Flamengo entra em 'depressão' com gol do Liverpool; veja reações |

Em 2012 veio o último título de um time brasileiro, o Corinthians , mas o gol, curiosamente, não foi de um atleta do país. O peruano Paolo Guerrero foi o responsável pelo 1 a 0 sobre o Chelsea .

(Kaká marcou para o Milan na final de 2007, na vitória por 4 a 2 sobre o Boca Juniors, mas não entra na nossa conta.)

Assim, o último brasileiro a fazer gol por um time do país na final do Mundial foi... Gabiru. Em 2006, ele entrou aos 31min do segundo tempo na vaga do capitão Fernandão. Seis minutos depois, Iarley ganhou a disputa com Puyol na intermediária e deu um passe açucarado para Gabiru fazer o gol do título contra o Barcelona .

(Mineiro fez o gol do título para o São Paulo na decisão contra o Liverpool em 2005, mas também não entra na nossa conta.)

Firmino e Gabiru, de Maceió para o mundo!