No último desafio antes da partida mais importante do ano, o Flamengo derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Com o duelo de volta da final da Copa do Brasil batendo na porta, Filipe Luís poupou grande parte dos titulares. Mesmo assim conseguiu sair de campo com os três pontos. O único gol foi marcado por David Luiz, em cobrança de falta.
A vitória fora de casa consolida o bom momento da equipe carioca sob novo comando. Desde que o ex-lateral esquerdo assumiu o cargo, o rubro-negro só foi derrotado em uma das oito partidas. Para além dos resultados, a evolução de desempenho do time, mesmo em um período tão curto de mudança, é o que faz os torcedores se animarem com o novo ciclo.
O primeiro tempo foi de um embate bem acirrado entre os dois times. Os donos da casa começaram em cima do adversário, tentando abrir o placar com uma blitz inicial. O rubro-negro conseguiu resistir à pressão e foi passando a tomar conta das ações do jogo. Bruno Henrique, alvo de investigação da Polícia Federal por manipulação de apostas esportivas, foi o responsável pelas duas grandes chances da metade inicial: finalizou uma bola na trave e na outra parou na boa defesa de Cássio.
Na volta do intervalo, a equipe comandada por Fernando Diniz tentou ensaiar uma pressão. Mas foi rapidamente controlado pelo Flamengo. Aos sete minutos, David Luiz abriu o placar em cobrança de falta. O zagueiro pegou barreira desprevenida, aproveitando o buraco aberto por Marlon e finalizou por fora dela, sem chances para Cássio.
O Cruzeiro partiu pra cima dos visitantes e conseguia criar boas oportunidades. O que faltava para acabar com a desvantagem no marcador. O rubro-negro até chegou a marcar o segundo, com Alcaraz. No entanto, o gol foi anulado por impedimento, após análise do VAR.
Após o apito final, o autor do gol da partida comentou que viu o espaço aberto na barreira e aproveitou para finalizar no exato momento. Ele que não marcava de falta há sete anos — a última vez havia sido no Chelsea — e explicou que a comemoração efusiva não se deu pelo fim de jejum.
— Não, é mais pelo ambiente, pela conexão que eu tenho com os meninos, com todos os jogadores. É gratificante você poder receber esse carinho. Eu sou essa pessoa que gosta de estar todos os dias em busca desse desenvolvimento coletivo. E eles sabem o quanto que eu quero vê-los desfrutar e viver coisas no futebol também — disse David Luiz.
Com o resultado positivo, o rubro-negro chegou aos 58 pontos e se manteve no G-4 do Brasileirão por, pelo menos, mais uma rodada. Na próxima rodada vai enfrentar o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, no Maracanã. Antes, terá outro duelo com o alvinegro de Minar, mas este válido pela grande decisão da Copa do Brasil.