O Flamengo segue como o clube de maior torcida do Brasil, com 21%, apontou nova pesquisa Datafolha divulgada na noite dessa sexta-feira (25). Com o resultado, o time rubro-negro manteve a vantagem de 6% verificada no último levantamento do instituto sobre o segundo colocado, que continua sendo o Corinthians (15%).

Em 2019, a equipe carioca obteve 20%, enquanto a paulista acabou com 14%.

E embora esteja dentro da margem de erro em relação ao estudo de quatro anos atrás, esta porcentagem da equipe carioca é a maior já atingida desde o início da série histórica feita pela empresa, em 1993.

O resultado foi obtido a partir de 7.597 pessoas entrevistadas, a partir de 16 anos de idade, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto em 169 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Em terceiro lugar, fechando um eventual pódio, aparecem juntos os rivais Palmeiras e São Paulo , cada um com 7%. Embora também dentro da margem de erro, vale destacar que em 2019 o clube tricolor foi terceiro colocado sozinho, com 8%, com o time alviverde aparecendo em quarto, também de forma isolada, com 6%.

Cruzeiro , Grêmio e Vasco vêm na sequência, com 4% cada; o Santos tem 3%; Atlético-MG , Bahia , Botafogo e Internacional têm 2% cada; Fluminense , Fortaleza , Sport , Vitória e seleção brasileira aparecem com 1% cada.

Os demais clubes citados nas respostas somaram, juntos, 5%, enquanto outros 19% dos participantes responderam que não torcem para nenhum time.

Por que o Flamengo perde no Sudeste, mas ganha no Brasil

Um dado curioso que já se via na pesquisa de 2019 e agora se acentuou é que o Flamengo tem a maior torcida considerando todo o Brasil, mas perde, aparecendo em segundo, justamente na região em que está, a Sudeste. Nela, o maior número de apaixonados é do Corinthians (20% a 17%, com margem de erro de 2 pontos percentuais).

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que compõem a região. Há quatro anos, o resultado para a mesma região foi de 18% a 17% a favor da equipe paulista.

No entanto, o time rubro-negro reina em outras três das cinco regiões do país, com números que o levam a sobrar na liderança quando observado todo o território: na Norte, tem incríveis 38% contra 11% do Corinthians, segundo, com margem de erro de 4 pontos percentuais; na Nordeste, vence o adversário alvinegro por 29% a 9%, com margem de erro de 2 pontos percentuais; na Centro-Oeste, também em relação ao time paulista, tem 27% a 17%, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

A única região do Brasil cuja maior torcida não é nem de Flamengo nem de Corinthians é a Sul. Nela, o Grêmio lidera com 22% em relação ao segundo colocado, que é o seu rival Internacional (14%) – a margem de erro aqui é de 3 pontos percentuais.