Há 69 dias, em 24 de setembro, o Flamengo foi ao Morumbi enfrentar o São Paulo na final da Copa do Brasil. Após perder o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã, o técnico Jorge Sampaoli resolveu dar uma chance a Rossi, goleiro argentino contratado sobre grande expectativa junto ao Boca Juniors, mas que simplesmente não jogava no Rubro-Negro.
Após estrear quatro dias antes, num 0 a 0 com o Goiás na Serrinha, Rossi entrou na "fogueira" na decisão do Morumbi, que terminou empatada em 1 a 1 e deu o título ao São Paulo. No lance do gol de Rodrigo Nestor, parte da torcida considerou como falha do goleiro, que não conseguiu afastar a bola ao sair de soco. Na época, o ídolo rubro-negro Julio Cesar saiu em sua defesa :
- Cara, não foi um erro. Getúlio, quantas vezes você socou a bola ali no "bololô" e a bola foi para frente? Às vezes você não consegue executar o movimento correto. Você tem que, naquele momento ali, fazer o movimento que te permite ser feito. A gente sabe que o be-á-bá é o seguinte: zagueiro não pode cabecear para o meio da área e nem goleiro pode cabecear para o meio da área. Porque a tendência é (a bola) cair no pé de um atacante ou de alguém que está esperando o rebote e chutar. E o dele nem foi assim, para o meeeiiio da área - declarou Julio em entrevista ao canal "Mundo GV" no YouTube, do também ex-goleito Getúlio Vargas.
Mais de dois meses depois, Rossi volta ao Morumbi nesta quarta-feira "em outro patamar", como diria Bruno Henrique. O goleiro saiu da fogueira para virar solução no Flamengo e se firmou como titular da "Era Tite". Em 15 jogos com a camisa rubro-negra, o argentino tem média inferior a um gol por partida (0,8), e em oito delas (mais da metade) saiu de campo sem ser vazado.
A nítida falta de ritmo e de confiança do início aos poucos foi ficando para trás, e Rossi já fez alguns milagres desde então, como por exemplo: na cabeçada de Ian Luccas na vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro no Mineirão; na cabeçada de Vegetti no triunfo por 1 a 0 em cima do Vasco no Maracanã; e na bomba de Breno Lopes nos 3 a 0 diante do Palmeiras (veja nos vídeos abaixo) .
- Rossi x Ian Luccas
- Rossi x Vegetti
- Rossi x Breno Lopes
O Flamengo é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro com 66 pontos e precisa de uma vitória simples para carimbar a vaga direta para a Conmebol Libertadores de 2024. E na volta ao Morumbi, Rossi tem a chance de apagar a imagem de desconfiança que ficou da final da Copa do Brasil:
- Vai ser um jogo difícil. O São Paulo outro dia fez um grande jogo com o Atlético-MG, perdeu nos últimos minutos. Eles fecharam o ano ganhando a Copa do Brasil da gente, já têm a vaga na Libertadores, mas nós não temos que pensar nisso. Temos que pensar no nosso trabalho, fazer nosso melhor jogo para chegar à vitória e estar tranquilo, não esperar nenhum resultado dos outros times. Vamos por isso. Temos tudo para conseguir a vitória e tentar fazer o melhor, é o que sempre demanda a camisa do Flamengo - afirmou, em entrevista à "FlaTV" no YouTube.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv