Da expulsão ao protagonismo, Luiz Araújo chega ao terceiro Fla-Flu pelo Flamengo em outro patamar

Luiz Araújo chegou ao Flamengo sob desconfiança em 2023. Vinha da liga norte-americana, cercada de preconceito pela pouca tradição. Um Fla-Flu e a falta de uma sequência com o treinador que o indicara tornaram o início de vermelho e preto complicado. A chegada de Tite transformou sua condição dentro do plantel, e hoje ele encara um novo clássico contra o Fluminense em outro patamar.

Luiz, de 27 anos, chegou ao Flamengo para dar uma nova cara à ponta direita do time. Não, Jorge Sampaoli não o pediu com garantias de colocá-lo como titular, mas o bom chute de pé esquerdo e a velocidade eram características únicas para o setor àquela altura. Marinho, que não deu certo na Gávea, acabara de sair, e Everton Ribeiro, obviamente, tinha outro estilo. A expectativa era por muitos minutos, mas isso não aconteceu de cara.

Um Fla-Flu terminado em 0 a 0, em seu quarto jogo pelo clube, atrapalhou. Num carrinho em que errou o timing já nos acréscimos, atingiu Marcelo com força e acabou expulso. Na sequência, os minutos foram escassos.

Na partida em que finalmente ganhou uma oportunidade na equipe principal - empate por 0 a 0 com o Internacional - sofreu uma lesão no bíceps femoral da coxa esquerda e parou por um mês.

Com Sampaoli, foram 10 jogos como reserva e apenas três na condição de titular.

A chegada de Tite, em outubro de 2023, foi um alento para Luiz Araújo. Depois de ficar no banco na estreia do gaúcho e não entrar, contra o Cruzeiro, foi utilizado nas 11 partidas seguintes.

Neste recorte, foi titular em sete jogos e marcou seus três primeiros gols pelo clube, contra Grêmio, Fortaleza e Cuiabá.

Depois de ganhar a confiança de Tite, Luiz começou a temporada sabendo que era um dos candidatos a perder a vaga a partir da presença de De la Cruz, e isso de fato aconteceu. Em vez de fechar a cara, comprometeu-se a brigar mais.

Tite mesclou jogadores - não pôde contar com De la Cruz diante do Bangu e Gerson contra o Boavista -, e Luiz Araújo, após ser reserva nos três primeiros jogos posteriores à pré-temporada nos Estados Unidos, emendou sequência de outros três como titular. O aproveitamento foi excelente.

Contra o Volta Redonda, sobrou em campo, terminou como o maior finalizador e ainda deu uma linda assistência para Gabigol. No duelo seguinte, diante do Bangu, mais um passe para gol após ótima tabela com Pedro. Já na terça passada dividiu o protagonismo com De La Cruz. Marcou num belo chute e esteve próximo de fazer outros.

Não somente a alta intensidade e a participação em gols chamam atenção. Luiz Araújo tem dado algo que o torcedor rubro-negro adora: o drible. Foram 24 certos até o momento. Diante do Boavista, tentou seis e errou apenas um.

O site Sofascore destacou algumas estatísticas, entre elas o fato de gastar pouco mais do tempo de uma partida completa para participar de um gol. Confira os números abaixo:

Outro fator que faz de Luiz peça-chave nesse Flamengo de Tite, seja como titular ou reserva, é o quanto entrega na recomposição. Ajuda Varela constantemente na dobra de marcação e com o jogo de ida e volta, algo que executa com tranquilidade. Em entrevista à FLA TV, o uruguaio elogiou o companheiro.

- Luiz Araújo tem muita força para frente e para trás. Isso facilita para a defesa quando os adversários vêm atacando com ponta e lateral. Ajuda muito - disse o uruguaio à FLA TV.

Luiz Araújo não está em alta apenas com Varela. Ele e os outros pontas enchem os olhos de Tite.

- Uma grande atuação na iniciação, no processo de construção média e alta. Eu digo (no intervalo) para transformar em gol, ter mais calma, precisão. Mas é início, o atleta vai tomando melhor ritmo. Os externos estão voando. Bruno Henrique, Luiz Araújo e Cebolinha são sacanagem - afirmou o técnico após a vitória sobre o Boavista.

Se o primeiro Fla-Flu de Luiz Araújo não terminou bem, o terceiro, marcado para este domingo, às 16h, no Maracanã, é para lá de promissor diante de todos os degraus subidos pelo paulista de Taquaritinga. Uma vitória praticamente garante a primeira taça dele com o vermelho e preto do Flamengo .

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte