Da coleta à suspensão, Gabigol protagonizou polêmicas e perdeu espaço no Flamengo em um ano

O primeiro ano com a camisa 10 do Flamengo passou longe de ser tranquilo para Gabigol. O ge detalhou alguns episódios do atacante desde o dia do exame de doping até o dia do julgamento, que terminou com a sentença de dois anos de suspensão. A acusação por tentativa de fraude do exame de doping pode mudar o rumo de sua carreira, se não for revertida no CAS (Corte Arbitral do Esporte).

O atacante viveu momentos conturbados ao longo dos últimos meses e, além de episódios extracampo, viu o momento ser agravado pelo baixo desempenho dentro das quatro linhas. De titular, capitão e camisa 10, o jogador foi questionado pela má fase passou a conviver com o banco de reservas. Tudo isso no que podem ser os últimos meses de contrato com o clube.

A coleta aconteceu no dia 08 de abril de 2023, pouco antes da final do Carioca contra o Fluminense. A equipe de testagem apareceu de surpresa no CT para realizar o procedimento. Gabigol, assim como os demais companheiros, testou negativo no exame de sangue e no exame de urina.

O atacante e o vice-presidente de futebol discutiram asperamente no intervalo do jogo com o Fortaleza, no dia 1º de julho de 2023. Gabigol se machucou sozinho por conta do gramado e, no vestiário, direcionou as cobranças para Braz, que retrucou.

E não parou por aí. O clima, que já era tenso, esquentou ainda mais quando o médico Márcio Tannure informou que Gabigol teria que ir ao exame antidoping pós-jogo. O atacante, que já estava insatisfeito, resmungou ainda mais. Braz não gostou, retrucou e a discussão ganhou um novo capítulo.

Gabigol lamenta em Flamengo e São Paulo, pela Copa do Brasil — Foto: André Durão

A comemoração do aniversário de 27 anos contou com polícia na porta por conta do protesto feito por um grupo de torcedores do Flamengo . Os rubro-negros criticaram comemoração de aniversário de Gabigol em meio à crise no clube, que tinha sido eliminado da Libertadores poucos dias antes. Na ocasião, Gerson foi xingado pelos torcedores e o carro de Erick Pulgar foi quebrado.

Faixa critica festa de Gabigol, do Flamengo — Foto: Vinicius Rodeio

Além disso, Gabigol aproveitou para lançar uma nova música: "O Que Você Quer De Mim?", junto com o DJ Zullu e o trapper JF.

Após a eliminação na Libertadores para o Olimpia, Gabigol concedeu uma entrevista e reclamou da arbitragem. O atacante disse que o Flamengo "foi roubado" nas oitavas de final e insinuou sobre o fato de a sede da Conmebol ser no Paraguai, na cidade de Luque.

A Unidade Disciplinar da Conmebol aplicou uma punição pela declaração. O Gabigol foi multado em US$ 20 mil dólares, equivalente a R$ 99,4 mil na cotação atual (quantia que é descontada da própria cota do clube dos direitos de transmissão), e também foi advertido para punições mais graves em caso de reincidência.

Foram meses de conversas até que as partes se acertassem em relação à renovação. Em outubro, Flamengo e Gabigol alinharam um acordo para um vínculo até dezembro de 2028 e uma valorização salarial, já que o atacante não recebeu aumento desde que assinou com o clube em 2020. O documento, no entanto, não chegou a ser assinado.

A notícia do acordo para uma renovação longa foi questionada por uma ala da diretoria, principalmente pelo momento vivido pelo atacante no ano de 2023. O clube optou por aguardar para voltar com as conversas para assinar o contrato.

Esta foi a temporada mais complicada desde que chegou ao Flamengo . O atacante disputou 56 jogos (43 como titular), marcou 20 gols e deu quatro assistências. Gabigol oscilou na titularidade com Vítor Pereira e terminou o ano de fato como reserva com Tite. Três dos quatro pênaltis perdidos em 2023 aconteceram após 8 de abril .

O ponto fora da curva da difícil temporada de Gabigol foi o recorde alcançado em 4 de maio do ano passado. Com um bonito gol marcado no empate por 1 a 1 com o Racing, tornou-se o maior artilheiro dentre os brasileiros que disputaram a Libertadores. São 31 no total.

Gabigol foi homenageado pelo recorde conquistado na Libertadores — Foto: André Durão

A participação no 'PodPah' deu o que falar. Gabigol comentou um pouco da relação com Tite e revelou conversas com o treinador por estar insatisfeito com as poucas oportunidades. Além disso, o atacante elogiou a torcida do Corinthians, justamente quando o clube paulista manifestava o interesse na contratação.

Oito meses depois da coleta houve a denúncia. O Gabigol foi acusado de tentativa de fraude no exame antidoping realizado no dia 08 de abril de 2023. Na denúncia, o Procurador da Justiça Desportiva Antidopagem afirmou que atacante rubro-negro prejudicou de diversas maneiras o trabalho dos oficiais no Ninho do Urubu. Por isso, o jogador foi colocado na infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Desde outubro de 2023, quando Tite chegou ao clube, Gabigol atuou em 15 jogos dos 23 jogos que o treinador comandou. O atacante foi titular em apenas dois. Foram apenas 455 minutos em campo e apenas dois gols marcados.

O camisa 10 começou entre os titulares contra o Sampaio Corrêa e o Volta Redonda - jogos em que o treinador utilizou a equipe reserva. Mas Gabigol ficou em campo os 90 minutos somente contra o Sampaio Corrêa. Curiosamente, o atacante marcou nestas duas partidas.

O Flamengo goleou o Boavista no dia 20 de fevereiro e o vestiário foi marcado por uma bronca de Tite em Gabigol. O técnico deu uma chamada no atacante pelo comportamento antes da cobrança de pênalti desperdiçada por Pedro, quando o jogo ainda estava em 2 a 0.

Tite fez uma correção disciplinar a Gabigol, um dos primeiros a deixar o campo após o apito final, na frente de todos. O treinador não gostou do que viu durante o pênalti e, sem que o ídolo retrucasse, disse que nada gira em torno dele, que o Flamengo é mais importante que todo mundo e que vontades pessoais não podem prejudicar o clube. Pediu atitude e respeito à camisa que Gabigol veste.

Em uma votação acirrada (5x4), Gabigol acabou sendo condenado a dois anos de suspensão por tentativa de fraude no exame antidoping. Como houve atraso substancial, a pena conta a partir do dia da coleta, ou seja, o atacante cumprirá apenas um ano fora dos gramados.

Com auxílio do Flamengo , o jogador irá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), o tribunal da FIFA na Suíça. O clube acredita que o tribunal fará um julgamento técnico e que Gabigol será absolvido. Não previsão do novo julgamento.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte