Cunha, Noga e Santiago são os "experientes" do Flamengo para jogos do Carioca; veja grupo

Depois de estrear com os titulares na goleada por 4 a 0 sobre o Audax, o Flamengo usará uma equipe de garotos formados na base contra Nova Iguaçu e Portuguesa, nos dias 21 e 27 respectivamente. Dentro da molecada, porém, há quarteto de mais "cascudos".

Os mais velhos são o goleiro Matheus Cunha , nascido em 24 de maio de 2001, e o atacante Thiaguinho , que é de 13 de março do mesmo ano. Completam o grupo de "experientes" o lateral-direito Santiago Ocampos e o zagueiro Gabriel Noga , que completarão 22 anos na semana que vem.

O paraguaio Santiago Ocampos, nascido em 22 de janeiro de 2002, é o menos conhecido da torcida. Chegou ao clube em janeiro de 2022, temporada em que disputou posição com Wesley no sub-20. Durante a Copa do Brasil daquela temporada, marcou um golaço de falta na goleada por 5 a 1 sobre o Aster-ES.

Santiago Ocampos em ação durante jogo-treino do Flamengo contra o Olaria — Foto: Reprodução/Instagram

A característica é parecida com a de Varela, segundo o ge apurou com uma fonte ligada à base do Flamengo . É capaz de jogar tanto por dentro quanto pelo lado direito. É um lateral mais técnico e é considerado um bom batedor de faltas. O que o atrapalhou bastante foi uma grave lesão no joelho direito, sofrida em outubro de 2022. O problema o tirou de toda a temporada passada e o fez perder um ano de sub-20.

Outra curiosidade é que Santiago Ocampos, que gosta de ser chamado de Santi, fez boa parte de sua base na Juventus, da Itália. Em matéria sobre o Sul-Americano Sub-17 de 2019, o atleta, então na Velha Senhora, foi citado como uma das grandes promessas da competição .

O goleiro Matheus Cunha, após viver um bom momento no time profissional em 2023 e inclusive ser alvo de proposta do Nottingham Forest - recusada pelo Flamengo - foi emprestado por Tite ao grupo de Mário Jorge.

O zagueiro Gabriel Noga, recuperado de grave lesão no joelho direito, também é velho conhecido da torcida. Ele completa 22 anos no próximo dia 25. Teve destaque na base, onde foi capitão, e já soma 16 jogos no profissional.

O atacante Thiaguinho, contratado ao Náutico em 2019, é quem não fez jus à fama conquistada na base do Timbu. Desde que se profissionalizou, já foi emprestado três vezes, para Houston Dynamo-EUA, CSA-AL e Sampaio Correa-MA.

Integrantes da equipe de Mário Jorge, os três participaram de jogo-treino contra o Olaria na última segunda-feira. O Flamengo venceu por 2 a 0, com gols de Lorran, grande joia da base, e Bill, atacante do sub-17.

Um dos jogadores nascidos em 2003 que estão no grupo de Mário Jorge são Diegão, Werton e Evertton. O último, volante que alia marcação e qualidade para sair jogando, agora está de contrato novo e com duração até dezembro de 2026.

Natural de Volta Redonda e de origem muito humildade, o atleta, que completa 21 anos em 28 de fevereiro, estava emprestado pelo Voltaço até o fim da temporada passada. No segundo semestre, o Flamengo , que já tinha 30% dos direitos econômicos do atleta, comprou outra fatia e passou a ter 70%.

Já na boca do povo rubro-negro, Lorran é a grande joia do grupo de Mário Jorge. O atleta de 17 anos é visto com um potencial para dar retorno esportivo e financeiro para o Flamengo já nos próximos anos. No ano passado, em empate por 1 a 1 com o Bangu, tornou-se o jogador mais jovem a marcar um gol pelos profissionais do Fla.

Outros dois garotos de muito sucesso na base do Flamengo , Petterson e Werton devem buscar novos ares ainda neste mês. A frase não seria escrita na condicional até a semana passada, mas o empréstimo de Werton para o Santa Clara, de Portugal, pode não acontecer mais.

Petterson em ação no jogo-treino contra o Olaria — Foto: Vinicius Gentil/OAC

Landim não concordou com o valor dos direitos econômicos fixados em 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões) e não assinou o empréstimo, que já estava acordado entre as partes, inclusive com a troca de documentos. Se os portugueses não aumentarem a proposta, o Flamengo irá segurar Werton.

O caso de Petterson não tem condicional. Os documentos já foram assinados, e ele se apresentará ao Athletico-PR após as duas partidas com o time de Mário Jorge. O contrato de empréstimo é válido por um ano com direitos econômicos fixados em 3 milhões de euros (R$ 16 milhões).

Para os jogos contra Nova Iguaçu, na Paraíba, e Portuguesa, no Rio Grande do Norte, o Flamengo também receberá o reforço de jogadores que estão em disputa nas quartas de final da Copinha. Se o Flamengo passar pelo Aster nesta sexta, muito provavelmente voltarão de São Paulo apenas atletas suspensos ou reservas.

O lateral-direito Lucyan e o volante Caio Garcia, por exemplo, estavam no grupo de Mário Jorge, mas viajaram para jogar as oitavas de final da Copinha, em que o Fla eliminou o Botafogo-SP.

Confira os 14 que já estão confirmados:

Goleiros: Matheus Cunha e Dyogo Alves
Lateral-direito: Santiago Ocampos e Daniel Sales
Zagueiros: Noga e Diegão
Lateral-esquerdo: Zé Welinton
Volantes: Evertton e Rayan Lucas
Meia: Lorran
Atacantes: Werton, Petterson, Thiaguinho e Pedro Estevam

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte