O domingo, dia 14 de janeiro, foi especial para o Flamengo. O rubro-negro anunciou a contratação da atacante Cristiane, de 38 anos. Grande nome na história da seleção brasileira feminina, a jogadora, que foi “apresentada” pelo clube através das redes sociais, chegou cantando o hino rubro-negro.
No Santos, o seu último clube, Cristiane marcou 120 gols, em 140 jogos, e foi a artilheira do Brasileiro de 2022.
— O projeto do Flamengo no futebol feminino foi primordial para a escolha, assim como as atletas que estão compondo o grupo. Já joguei com algumas, e, com outras, terei o prazer de jogar agora, como a Glaucia, que sempre disse querer atuar comigo — destacou Cristiane, que observou ter, no Rio de Janeiro, uma “rede de apoio” para sua mulher, Ana Paula Garcia, e o filho de 2 anos. — Foi uma decisão em conjunto. Estou feliz — completou a jogadora, que no Flamengo será a camisa 11.
A atacante afirmou que chega a um clube de “camisa pesada” e exaltou a magnética. Gabigol também se manifestou pelas redes sociais: “Mamãe Cris é nossa”. No CT Ninho do Urubu, além do camisa 10, Cristiane se encontrou com o técnico Tite.
Com passagens também por Corinthians e São Paulo, Cristiane foi a primeira brasileira a se transferir para a liga da Alemanha, país em que atuou pelo Turbine Potsdam e pelo Wolfsburg. Ela também defendeu o Chicago Red Stars (EUA) e o PSG (França).
História na seleção brasileira
Pela seleção brasileira, Cristiane foi prata nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008), competição da qual se tornou a maior artilheira em 2016, com 14 gols. Foi ouros nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo (2003); Rio de Janeiro (2007); e Toronto (2015).
Cristiane também disputou cinco Mundiais: 2003, 2007 (o Brasil foi vice), 2011, 2015 e 2019, sendo a segunda brasileira com mais gols em Copas, só atrás de Marta: 122 a 96.